Através das aplicações de homebanking é possível controlar de perto o estado das nossas finanças pessoais quase tão rápido e tão fácil como se fôssemos enviar uma mensagem.
Se porventura tem várias contas bancárias em diferentes instituições, então leia este artigo no qual o ComparaJá.pt apresenta cinco apps de bancos que vão ajudar a gerir melhor as suas finanças pessoais.
Estas cinco aplicações são gratuitas e encontram-se disponíveis para dispositivos Android e iOS.
DABOX: app gratuita da CGD, que permite contas de todos os bancos
A Caixa Geral de Depósitos lançou a DABOX, a app que é considerada o “guru” das finanças. A DABOX é a app da Caixa que disponibiliza o serviço de informação sobre contas à ordem e que permite ao cliente gerir várias contas numa só ferramenta. Se tem diferentes contas, a DABOX ajuda a ter uma visão completa dos seus gastos e do dinheiro que ainda tem disponível.
A app DABOX encontra-se disponível tanto para clientes Caixa, com ou sem serviço Caixadirecta ativo, bem como para utilizadores de todos os outros bancos.
Depois de descarregar a app, a sua utilização é bastante simples. Em primeiro lugar, tem de adicionar pelo menos uma conta bancária. De seguida, a ferramenta vai categorizar automaticamente os seus movimentos bancários para lhe mostrar o panorama das suas finanças.
Através de 8 categorias e 46 subcategorias, os utilizadores conseguem categorizar os gastos, perceber qual o orçamento disponível, identificar movimentos duplicados ou estranhos, estabelecer e monitorizar objetivos de poupança.
NB smart app: pague pequenas dívidas através das redes sociais
O Novo Banco disponibiliza a NB smart app, outra solução de mobile banking para smartphones. Os clientes desta instituição podem controlar todas as suas operações e gerir o orçamento familiar através desta app, de forma simples e sem custos associados.
Além de poder fazer levantamentos em caixas multibanco utilizando apenas o telemóvel, o cliente pode também efetuar pagamentos em lojas físicas através de um sistema contactless sem necessitar do cartão.
Com a NB smart app é possível ainda pagar faturas, necessitando apenas de tirar uma fotografia ao documento e automaticamente os dados ficam preenchidos para realizar o pagamento.
Ademais, se o cliente tiver uma pequena dívida a um amigo, pode pagar pequenas quantias através dos chats das redes sociais.
Moey!: levante dinheiro no estrangeiro sem pagar taxas
O Crédito Agrícola lançou o Moey! que, à semelhança das outras apps de bancos, permite que o cliente faça pagamentos e envie dinheiro utilizando apenas o smartphone, disponibilizando ferramentas de poupança igualmente.
A grande vantagem desta app reside no facto de não se pagarem comissões de levantamento dentro da Zona Euro. Já no resto do mundo é aplicada uma taxa de 1,7% sobre o valor do levantamento.
O Moey! permite ainda dividir a conta de um jantar com amigos. Para isso, o cliente precisa apenas de criar um grupo com os contactos e dividir as despesas. Caso haja algum esquecido, a ferramenta permite ainda enviar um reminder.
Esta solução não inclui custos de abertura ou gestão de conta e está integrada na Apple Pay. Na prática, quem tiver um smartphone da marca Apple pode também fazer pagamentos com o smartwatch.
O próprio MB Way está integrado nesta ferramenta e as transferências bancárias não têm qualquer encargo associado até ao limite máximo de 40 transações por mês. A partir das 41 transferências mensais é cobrado um valor unitário de 50 cêntimos por cada uma.
Os clientes do Moey! podem também ter acesso a um cartão físico, que é enviado para a morada solicitada sem custos.
BPI App: organize as suas finanças utilizando apenas o smartphone
A app do Banco BPI oferece ao cliente a possibilidade de verificar saldos e movimentos, fazer transferências e de consultar as contas de outros bancos. Esta ferramenta também inclui as funcionalidades do MB Way.
O cliente pode organizar, de forma automática, os movimentos da conta à ordem e do cartão de crédito em categorias pré-definidas (tais como saúde, supermercado, transportes, entre outros).
Também é possível configurar alertas e notificações para não se esquecer das suas obrigações financeiras do dia-a-dia (lembretes para realizar pagamentos, prestações, agendamentos, débitos diretos, entre outros).
Se quiser ter um panorama dos seus gastos, a app apresenta-lhe um resumo mensal e anual de receitas e despesas.
Num futuro próximo, com esta aplicação os clientes vão poder iniciar transferências em contas de outros bancos, bem como iniciar pagamentos de serviços a partir de contas noutros bancos.
App Millennium: uma das apps de bancos com planos de poupança exclusivos
O serviço de homebanking do Millennium BCP também disponibiliza um conjunto de funcionalidades idênticas às das ferramentas anteriores: agregar as contas de vários bancos numa só app; gerir débitos diretos sem ter de se deslocar a um balcão; ativar notificações sobre movimentos bancários; entre outras.
O cliente pode ainda fazer pedidos de cartões, ativação de cartões de crédito, simulação e pedido de crédito habitação e de crédito pessoal. Existem ainda vários produtos de poupança que são exclusivos da App Millennium.
Se surgir alguma questão, não precisa de se deslocar a um balcão da instituição, já que é disponibilizado o serviço MContacto, através do qual pode trocar mensagens com o banco, de forma segura.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com