[weglot_switcher]

Estes são os 11 partidos nacionais que tentam entrar no Parlamento Europeu

Além dos seis partidos que conquistaram, pelo menos, um assento parlamentar nas últimas europeias, há outros 11 partidos que apresentaram candidatura às eleições deste ano. Uns concorrem pela primeira vez a um dos 21 lugares destinados a Portugal no Parlamento Europeu. Outros já não são novos nestas andanças. Saiba quem é quem. 
13 Maio 2019, 17h45

As eleições europeias, que em Portugal se realizam a 26 de maio, estão à porta e a campanha sai oficialmente às ruas esta segunda-feira. Portugal tem 21 lugares no Parlamento Europeu por preencher, e pode acontecer (embora as projeções apontem como pouco provável) que nem todos esses assentos sejam distribuídos pelos partidos habitualmente candidatos – e que tendem a ser também aqueles que conseguem mais votos no panorama nacional.

Este ano, as candidaturas junto do Tribunal Constitucional registaram um número recorde, com o aparecimento de novos partidos no espetro político e a recandidatura de forças políticas da velha guarda. Na hora de votar, os portugueses vão encontrar 17 opções políticas. O PCTP/MRPP é o partido que aparece em primeiro lugar no boletim de voto, estando a coligação entre o PCP e o PEV (a CDU) em último lugar.

Pelo meio vai encontrar uma série de partidos novos, como o Aliança de Pedro Santana Lopes, o Iniciativa Liberal de Carlos Guimarães Pinto e o Nós, Cidadãos! de Mendo Castro Henriques. Conheça são os partidos mais “pequenos” e as suas ambições.

Fundação Resultado últimas eleições Cabeça de lista Ideologia
PAN 2009 1,7% Francisco Guerreiro Ambientalismo
Aliança 2018 Paulo Sande Liberalismo económico, Europeísmo
PCTP/MRPP 1970 1,7% Luís Júdice Maoísmo, Euroceticismo
PNR 2000 0,46% João Patrocínio Nacionalismo, Euroceticismo
Iniciativa Liberal (IL) 2017 Ricardo Arroja Liberalismo, Europeísmo
PTP 2009 0,69% Gonçalo Madaleno Trabalhismo, Socialismo Democrático
Livre 2014 2,18% Rui Tavares Ecossocialismo, Europeísmo
MAS 2013 0,38% Vasco Santos Trotskismo, Eurocetismo
PURP 2015 Fernando Loureiro Anti-austeridade
Basta 2019 André Ventura  Liberalismo económico, europeísta, defende um maior combate à imigração ilegal
Nós, Cidadãos! 2015 Paulo de Morais Liberalismo democrático e Europeísmo

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.