A bolsa de Nova Iorque encerrou esta segunda-feira em terreno positivo. O sentimento do mercado foi impulsionado pelas declarações da ‘speaker’ da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, que, na véspera, disse que o Partido Democrata está a trabalhar num novo pacote de estímulos económicos de 2,4 biliões de dólares.
Em agosto, as negociações entre a ala democrata e a administração de Donald Trump não chegaram a bom porto, mas o secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, disse que já foram reiniciadas.
O pacote tem várias ajudas, incluindo benefícios para os desempregados, pagamentos diretos e medidas de apoio às pequenas e médias empresas.
Os índices beneficiaram deste ambiente e o industrial Dow Jones valorizou 1,51%, para 27.584,06 pontos; o S&P 500 avançou 1,66%, para 3.353,10 pontos; e o Nasdaq ganhou 1,87%, para 11.117,52 pontos.
O setor bancário beneficiou com as declarações de Nancy Pelosi. O JPMorgan Chase, o Cititgroup e o BoFA subiram mais de 3%.
Destaque para a valorização das companhias aéreas, com a Delta Air Lines e a United AirLines a subiram mais 6%. As notícias que deram conta que os pilotos da united aceitaram reduzir as horas de trabalho para evitar o despedimento foram bem recebidas pelo mercado.
Na tecnologia, os ‘pesos-pesados’ — Apple, Amazon, Alphabet, dona da Google, e Facebook — encerram a sessão em alta. Destaque para a subida de 3,19% da Uber depois de ter conseguir licença para operar em Londres na sequência do recurso contra uma decisão da autoridade de transportes da capital de Inglaterra.
Nas matérias-primas, o Brent avança 1,04%, para 42,85 dólares e, nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate sobe 0,82%, para 40,58 dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com