[weglot_switcher]

Estudantes da Universidade de Coimbra lançam livro que convida a descobrir a química que sustenta a vida

Escrito por Amílcar Duque Prata e João Afonso Santos, “O Mundo Que Não Sabemos Ver” é um convite a descobrir a química que sustenta a vida. Livro é apresentado esta terça-feira, 18, na biblioteca do Departamento de Química da FCTUC, onde sºao estudantes de doutoramento.
15 Novembro 2025, 21h15

Amílcar Duque Prata e João Afonso Santos, estudantes de doutoramento em Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra escreveram um livro que é um convite a descobrir a química que sustenta a vida. Chamaram-lhe “O Mundo Que Não Sabemos Ver” e apresentam-no esta terça-feira, 18, na biblioteca do Departamento de Química da FCTUC.

Trata-se de “uma viagem acessível e envolvente pelos fenómenos que moldam o nosso quotidiano, da luz ao sabor, da água às estrelas que deram origem aos elementos”. Uma abertura para “as portas do universo invisível da química e desmonta, com clareza e rigor, a ideia de que vivemos “sem químicos”.

Com linguagem simples, exemplos práticos e explicações pensadas para leitores sem formação científica, os estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra explicam que compreender a química é compreender o próprio mundo.

“O livro aborda temas essenciais com átomos, ligações, reações, sustentabilidade, materiais e energia, mostrando que a ciência pode – e deve – ser compreendida por todos”, adiantam os autores.

Pode ser comprado online, através das plataformas fnac.pt e amazon.es. a partir da próxima terça-feira.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.