A poucos dias das eleições legislativas, um estudo de opinião intitulado “Legislativas 2025”, conduzido pelo Portal da Queixa, destaca as elevadas expectativas dos portugueses em relação à governação do país. Os resultados mostram que os cidadãos esperam ações concretas nas áreas de Saúde, Habitação e Justiça. Além disso, a mobilização eleitoral é alta, com 85,7% dos inquiridos a afirmarem que tencionam votar.
O estudo procurou responder a três questões principais: a avaliação dos últimos anos de governação, as expectativas para o próximo Governo e as mudanças urgentes que consideram necessárias. As conclusões revelam uma perceção crítica em relação ao atual Governo de Luís Montenegro, com mais de 60% dos inquiridos (61,5%) a não reconhecerem qualquer evolução positiva nas suas áreas de atuação. Apenas 15,5% mencionaram melhorias nos apoios sociais e 15,3% nos impostos.
As áreas mais deterioradas, segundo os inquiridos, são a Saúde (71,8%), a Habitação (41,2%) e o Custo de Vida (38,5%), indicando um declínio nos serviços públicos e nas condições de vida.
Uma maioria significativa (78,2%) sente que a sua voz não é ouvida pelos decisores políticos. Quando questionados sobre as prioridades do próximo Governo, os cidadãos apontam para a necessidade de investimentos no Serviço Nacional de Saúde (69,8%), controle dos preços da habitação (49,6%) e melhorias na Justiça (47,9%).
Apesar do afastamento entre cidadãos e decisores políticos, 56,8% dos inquiridos expressam desilusão em relação ao futuro do país, mas a intenção de voto permanece elevada.
Os portugueses também foram convidados a deixar conselhos ao futuro Primeiro-Ministro, revelando preocupações com a corrupção, integridade governativa, desafios económicos e a necessidade de uma governação justa. A análise dos testemunhos recolhidos mostra um equilíbrio entre sentimentos negativos, neutros e positivos.
Em relação às reclamações, dados adicionais do Portal da Queixa mostram uma ligeira redução no volume total de queixas (-1,4%) entre o primeiro ano do governo atual e o último do governo anterior. No entanto, a Habitação tornou-se o setor mais reclamado, substituindo a Saúde e os Transportes, que lideravam anteriormente.
Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, analisa que, apesar da leve diminuição nas reclamações, a realidade permanece distante das expectativas dos cidadãos. A pressão sobre o direito à habitação evidencia a necessidade urgente de respostas governamentais eficazes.
O estudo “Legislativas 2025” foi realizado entre 23 de abril e 5 de maio, com 2.276 respostas de cidadãos de todo o território nacional, com maior representatividade masculina (62,6%) e uma significativa participação da faixa etária acima dos 45 anos (79,6%). A maioria dos participantes reside nos distritos de Lisboa (31,6%) e Porto (18,5%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com