[weglot_switcher]

Estudo revela que três em cada dez startups do Porto correm o risco de fechar

O relatório “Impacto da Covid-19 nas Startups do Porto”, elaborado pela Porto Digital, FES Agency e Aliados Consulting, revela que 31,7% das startups têm até três meses de capital disponível.
  • DR
6 Junho 2020, 20h20

As startups portuenses representam um volume anual de negócios a rondar os 126 milhões de euros. No entanto, o impacto da pandemia de Covid-19 nas suas contas ainda está a ser avaliado. Segundo um estudo da Scale Up, divulgado esta semana, três em cada dez startups da Invicta correm o risco de encerrarem.

Entre os principais números do relatório “Impacto da Covid19 nas Startups do Porto”, produzido pela Porto Digital em colaboração com a FES Agency e a Aliados Consulting, está que 31,7% das startups têm até três meses de capital disponível, o que significa que três em cada dez destas empresas corre o risco de encerrar caso o contexto sanitário e económico não se altere.

O estudo destaca ainda que a maioria (61%) das startups refere o impacto negativo nas vendas, o que compara em alta com as 14,6% que afiançam estar a ter um impacto positivo. A análise concluiu ainda que uma em cada quatro têm uma redução de até 20% nas vendas, um terço sofreu quebras de mais de 50%, e 16,7% das inquiridas aponta para um impacto de mais de 80%.

Das empresas participantes neste inquérito, 63% não estão a levantar capital de risco e 68,3% recorreram ou estão à procura de fontes de financiamento alternativas. Mais a maior parte (70,3%) teve de reduzir custos, sobretudo na contratação de serviços externos, e 39% mostra preocupação com o potencial encerramento da sua startup.

Como pontos mais otimistas, o estudo sublinha que 95% das empresas do ecossistema de empreendedorismo do Porto não efetuaram despedimentos e 97,6% não tenciona fazê-los nos próximos 3 meses, sendo que 36,6% pretende até contratar.

No capítulo das medidas anunciadas pelo governo, 44% das startups da região do Porto recorreu às medidas excecionais e temporárias de apoio às PME e microempresas e 49% pretende usufruir das medidas específicas de apoio às startups, sobretudo da medida “StartupRH Covid19”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.