[weglot_switcher]

EUA ameaça por em risco acordo comercial e cooperação dos serviços secretos com Londres caso aprovem Huawei na rede 5G

Presidente dos EUA insistiu nos riscos do acesso da empresa chinesa à rede 5G no Reino Unido, mas Londres deve anunciar parceria na terça-feira. Negociações para acordo comercial e cooperação dos serviços secretos podem sair prejudicados.
28 Janeiro 2020, 12h03

Três senadores republicanos escreveram ao Conselho de Segurança Nacional britânico (NSC, sigla em inglês) pedindo-lhes que não deixassem a Huawei desempenhar um papel na construção da infraestrutura 5G do Reino Unido. Na carta citada pelo Washington Post, esta terça-feira, Marco Rubio, Tom Cotton e John Cornyn escreveram:

“Esta carta representa um apelo genuíno de um aliado para outro. Não queremos alimentar ansiedades pós-Brexit ameaçando um possível acordo de livre comércio entre os EUA e o Reino Unido quando se trata de aprovação do congresso. Também não gostaríamos de rever o acordo de partilha de inteligência entre as duas nações”, afirmam.

“Os factos da Huawei são claros. Esperamos que o governo tome a decisão certa e rejeite a inclusão da Huawei na sua infraestrutura 5G”, frisam.

A ameaça de que os EUA vão bloquear um acordo comercial entre o Reino Unido e os EUA se Londres se recusar a bloquear a Huawei da rede 5G do país,  também foi feita pelo ex-assessor de Trump Tim Morrison durante uma entrevista uma entrevista ontem.

Mas essas intervenções de Washington não parecem estar a funcionar. O NSC está reunido esta manhã para debater se a empresa chinesa irá ou não integrar no lançamento da rede 5G. Boris Johnson deverá anunciar uma decisão ainda hoje, ignorando, com esse gesto, os alertas que a Administração Trump e o próprio Presidente dos EUA fizeram, nos últimos dias, sobre as ameaças desse acordo para a segurança interna do país e para a vitalidade das relações transatlânticas.

Trump tem vindo a insistir para que os dois países trabalhem em conjunto para conceber uma alternativa à empresa chinesa – solução que o Governo britânico entende ser demasiado morosa – e comunicou a Johnson que, se este não arrepiar caminho, estará a lançar as bases para uma guerra diplomática entre aliados históricos.

“Dar luz verde ao acordo [com a Huawei] será uma grave ameaça para a segurança nacional”, advertiu Trump, citado pelo semanário britânico.

Mas as coisas poderão estar a favor de Trump. Segundo um inquérito da ConservativeHome divulgado pelo The Guardian, esta terça-feira quase 80% dos membros do partido conservador se opõem a deixar a Huawei constituir na rede 5G. Estes membros do Partido Conservador consideram que o governo deveria proibir a empresa chinesa Huawei de desempenhar um papel na nova rede de telecomunicação. As pesquisas da ConservativeHome são normalmente vistas como um guia confiável para a opinião do partido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.