[weglot_switcher]

EUA: comércio interno supera superam expectativas em junho

Segundo os analistas, este aumento inesperado deve ficar a dever-se às tarifas impostas pela administração Trump e não a um aumento da procura. Dito de outra forma: está em curso uma pressão inflacionista nos Estados Unidos.
Trump
17 Julho 2025, 15h45

As vendas no comércio dos Estados Unidos recuperaram mais do que o esperado em junho, mas parte do aumento provavelmente refletiu preços mais altos de alguns produtos expostos a tarifas. As vendas no retalho aumentaram 0,6% no mês passado, após uma queda de 0,9% em maio, informou o Departamento de Comércio esta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas no retalho, que são compostas principalmente por mercadorias e não são ajustadas pela inflação, subiriam 0,1%.

Parte do aumento nas vendas no mês passado pode ter sido devido a aumentos de preços impulsionados por tarifas, e não por volumes, referem os analistas. Os dados de inflação desta semana mostraram aumentos sólidos em junho nos preços de bens sensíveis a tarifas, como móveis e utensílios domésticos, eletrodomésticos, artigos desportivos e brinquedos.

As vendas no retalho, excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços alimentares, aumentaram 0,5% no mês passado, após uma revisão em baixa de 0,2% em maio. O chamado núcleo das vendas, que corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor, havia sido sofrido anteriormente um aumento de 0,4% em maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.