As vendas no comércio dos Estados Unidos recuperaram mais do que o esperado em junho, mas parte do aumento provavelmente refletiu preços mais altos de alguns produtos expostos a tarifas. As vendas no retalho aumentaram 0,6% no mês passado, após uma queda de 0,9% em maio, informou o Departamento de Comércio esta quinta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas no retalho, que são compostas principalmente por mercadorias e não são ajustadas pela inflação, subiriam 0,1%.
Parte do aumento nas vendas no mês passado pode ter sido devido a aumentos de preços impulsionados por tarifas, e não por volumes, referem os analistas. Os dados de inflação desta semana mostraram aumentos sólidos em junho nos preços de bens sensíveis a tarifas, como móveis e utensílios domésticos, eletrodomésticos, artigos desportivos e brinquedos.
As vendas no retalho, excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços alimentares, aumentaram 0,5% no mês passado, após uma revisão em baixa de 0,2% em maio. O chamado núcleo das vendas, que corresponde mais de perto ao componente de gastos do consumidor, havia sido sofrido anteriormente um aumento de 0,4% em maio.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com