[weglot_switcher]

EUA: Desemprego cai para 13,3% em maio com aumento surpresa de 2,5 milhões de postos de trabalho

Os economistas esperavam que a taxa de desemprego no país aumentasse até aos 19,8% e se perdessem mais oito milhões de empregos, depois de em abril se ter atingido o valor mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial.
  • Spencer Platt / Getty Images
5 Junho 2020, 14h22

A taxa de desemprego nos Estados Unidos surpreendeu ao cair para 13,3% em maio, dos 14,7% que se tinha registado em abril, revelou esta sexta-feira, 5 de junho, o Departamento do Trabalho norte-americano. De acordo com o ‘The New York Times’, verificou-se uma melhoria inesperada no mercado de trabalho após a reabertura da economia.

Os economistas esperavam que a taxa de desemprego no país aumentasse até aos 19,8% e se perdessem mais oito milhões de empregos, depois de em abril se ter atingido o valor mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial. Após a perda de 20,7 milhões de empregos no mês de abril, a economia viu a adição de 2,5 milhões de empregos em maio.

“Estas melhorias no mercado de trabalho refletiram uma retoma limitada da atividade económica que tinha sido reduzida em março e abril”, apontou o Departamento do Trabalho no relatório. O mesmo documento revelou que “o emprego aumentou acentuadamente no lazer e na hospitalidade, construção, serviços de educação e saúde e no comércio de retalho”, ainda que os empregos governamentais continuem em queda.

Com esta melhoria no desemprego, muitos economistas estimam que a taxa continue a reduzir, uma vez que muitos estados norte-americanos e negócios já começaram a chamar os empregados para reiniciar a atividade. Ainda assim, os economistas consultados pelo ‘New York Times’ avisam que ainda vai demorar algum tempo até que a economia veja rápidas melhoras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.