[weglot_switcher]

EUA: Indústria e serviços aceleram em maio a um ritmo não visto em mais de 10 anos

Depois do impacto da crise pandémica na maior economia do mundo, os indicadores vindos dos EUA mostram uma forte recuperação em várias as frentes, incluindo na manufatura e serviços.
  • 9 – Estados Unidos
21 Maio 2021, 18h20

Os sectores norte-americano da manufatura e dos serviços aceleraram durante o mês de maio, segundo os dados dos índices de gestores de compras (PMI) de ambos os ramos, numa altura em que a atividade económica nos EUA acelera, impulsionando a procura interna.

O PMI referente à manufatura atingiu os 61,5, a leitura mais elevada desde outubro de 2009, e acima dos 60,5 de mês anterior e dos 60,3 estimados pelos economistas ouvidos pela Reuters. Já o índice que avalia o sector dos serviços acelerou até aos 70,1 em maio, bem acima dos 64,7 registados em abril e da expectativa de 64,5. Este também foi o valor mais elevado desta série desde outubro de 2009.

Valores acima dos 50 significam um sector em expansão, o que coincide com a recuperação económica em curso nos EUA. O sector industrial, em particular, registou um aumento das encomendas a um ritmo recorde, apesar da capacidade limitada de resposta da oferta, dados os constrangimentos à produção.

Em particular, uma série de engarrafamentos no fornecimento de matérias-primas têm constrangido a produção norte-americana, nomeadamente no sector automóvel. Outro factor a beneficiar a prestação industrial americana prende-se com a pressão nos preços de algumas matérias-primas, em parte decorrentes destes atrasos no fornecimento. Recorde-se que indústria norte-americana representa 11,9% do seu PIB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.