Os Estados Unidos deram luz verde à exportação dos chips H200 da Nvidia, tidos como os segundos mais avançados da empresa tecnológica atrás dos Blackwell, para a China. Contudo, a administração norte-americana colocou uma taxa de 25% sobre as vendas, avançou o presidente norte-americano Donald Trump, esta segunda-feira, na sua rede social.
O governante disse ainda que a mesma decisão deve ser aplicada a outras empresas do setor tais como a AMD e a Intel.
Na rede social Truth Social, Donald Trump referiu que, com esta decisão, os Estados Unidos vão “proteger” a segurança nacional, “criar” empregos norte-americanos e “manter os Estados Unidos na liderança” no setor da inteligência artificial.
Donald Trump salientou que os clientes norte-americanos da Nvidia já estão a avançar com os chips Blackwell, e em breve com os Rubin. Contudo, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que estes chips “não estão incluídos” no acordo agora fechado, salienta a agência noticiosa Reuters.
Donald Trump confirmou também que as exportações dos chips H200 só vão acontecer em condições que permitam “a manutenção de uma forte” segurança nacional.
Em comunicado, a Nvidia salientou que fornecer os chips H200 a clientes “aprovados e avaliados” pelo Departamento do Comércio norte-americano representa um “equilíbrio ponderado” que acaba por ser “ótimo” para os Estados Unidos.
A tecnológica, dirigida por Jensen Huang, citada pela BBC, salientou que a empresa “apoia” a decisão de Donald Trump de permitir que a indústria de semicondutores norte-americana “concorra para sustentar empregos bem remunerados e a produção industrial” no país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com