[weglot_switcher]

EUA proibiram transações com as empresas donas da Tik Tok e WeChat

Além de uma ordem executiva da Casa Branca, também o senado norte-americano aprovou um projeto de lei que proíbe o download e a utilização da aplicação TikTok em telemóveis ou em outros dispositivos fornecidos pela Casa Branca aos seus funcionários ou membros do congresso.
7 Agosto 2020, 09h14

Os Estados Unidos vão passar a proibir todas as transações entre empresas norte-americanas ou cidadãos norte-americanos com a BytDance, que detém a rede social Tik Tok, e a Tencent, empresa que controla a aplicação We Chat (idêntica ao WhatsApp). Isto, depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter assinado uma ordem executiva na quinta-feira.

Trump acredita que a rede social de origem chinesa representa uma ameaça à segurança nacional norte-americana, considerando por isso uma “emergência nacional” limitar a sua ação nos EUA. Para Trump, a rede social Tik Tok é utilizada para espiar os utilizadores norte-americanos. Por isso, a Casa Branca optou por limitar as operações da rede social nos EUA. A proibição decretada também será aplicada à WeChat, precisamente por suspeitas de alegada espionagem de Pequim nos EUA.

“Tal como o TikTok, o WeChat captura automaticamente grandes pedaços de informação sobre os seus utilizadores, ameaçando dar ao Partido Comunista Chinês acesso a informação pessoal sobre os norte-americanos”, lê-se no decreto, citado pela agência Lusa.

Além da ordem executiva, também o senado norte-americano aprovou um projeto de lei que proíbe o download e a utilização da aplicação TikTok em telemóveis ou em outros dispositivos fornecidos pela Casa Branca aos seus funcionários ou membros do congresso.

O projeto de lei que saiu do senado ainda terá de ser apreciado pela câmara dos representantes dos EUA, antes de Trump promulgar a decisão.

As referidas decisões da administração Trump e do senado norte-americano representam colocam mais pressão nas relações comerciais norte-americanas com a China, com a Washington a defender a necessidade de proibir ou limitar a ação de aplicações chinesas nos EUA, por questões de segurança nacional.

No início da semana, Donald Trump aceitou que a Microsoft continuasse a negociar com a ByteDance a compra da operação norte-americana da Tik Tok. Contudo, o Chefe de Estado norte-americano prometeu banir a rede social chinesa no dia 15 de setembro, o que força a Microsoft negociar sob pressão.

De acordo com a Reuters, a rede social Tik Tok tem 100 milhões de utilizadores nos EUA. Já a aplicação WeChat não é tão popular entre os norte-americanos, embora seja “omnipresente” na China.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.