[weglot_switcher]

EurAfrican Forum 2025 arranca hoje. Objetivo: construir parcerias globais entre dois continentes

Arranca hoje e termina amanhã em Carcavelos a 8ª edição do EurAfrican Forum 2025. Líderes políticos, económicos, empresariais europeus e africanos debatem soluções de desenvolvimento que possam beneficiar os dois continentes. Conheça a agenda e quem vai intervir.
25 Julho 2025, 09h46

Esta sexta-feira 25 de julho e este sábado 26 de julho, a Nova SBE, em Carcavelos, Cascais, acolhe o EurAfrican Forum 2025, um evento internacional que se afirma como uma plataforma estratégica de colaboração entre Europa e África e que conta com o Jornal Económico, a Forbes Portugal e a Forbes África Lusófona como media partners.

A iniciativa é do Conselho da Diáspora Portuguesa, colocando Portugal no centro do diálogo entre os dois continentes, europeu e africano. O fórum tem como objetivo impulsionar projetos concretos nas áreas do investimento, infraestruturas, saúde, educação e digitalização, promovendo sinergias entre decisores políticos, empresários, académicos e representantes da sociedade civil no contexto da Agenda 2063 que é a visão da União Africana para o desenvolvimento futuro da África, projetada para as próximas décadas.

Ao longo destes dois dias, serão discutidos temas como o financiamento para o desenvolvimento social e económico, a inovação tecnológica, o reforço dos ecossistemas de startups e a harmonização de políticas públicas em matéria de igualdade de género, educação e saúde.

Entre os tópicos em destaque estão ainda a segurança energética, a resiliência das infraestruturas face a desafios climáticos e geopolíticos e o papel crescente de África na governança global.

A oitava edição do encontro arranca na sexta-feira com as intervenções do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e do antigo primeiro-ministro Durão Barroso, terminando no sábado com uma conversa entre os Presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Angola, João Lourenço.

O Presidente de Angola é o orador convidado para a `Conversa com os Presidentes`, que encerrará o EurAfrican Forum no sábado, num diálogo com Marcelo Rebelo de Sousa, de acordo com o programa.

 

O evento terá também a presença do ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Do lado angolano estarão presentes os ministros das Telecomunicações, Mário Augusto Oliveira, e o dos Transportes , Ricardo Viegas d`Abreu, e a embaixadora de Angola na União Europeia, Rosário Bento Pais, para além do presidente da Fundação Aga Khan, Mohamed Azzim.

“O EurAfrican Forum 2025 é mais do que um espaço de debate; é um catalisador de ação concreta e colaborativa entre a Europa e África”, afirma António Calçada de Sá, presidente do Conselho da Diáspora Portuguesa. “A tecnologia e o conhecimento europeu não bastam para entrar em África – é preciso uma verdadeira parceria entre iguais”, acrescenta, sublinhando a importância de uma agenda comum que reflita os interesses partilhados.

A edição anterior contou com mais de 500 participantes e representantes de entidades como a ONU, NATO, UNICEF, Parlamento Europeu, AICEP e UNESCO. Este ano, a expectativa é reforçar o impacto do encontro como motor de relações estratégicas, preparando o caminho para a concretização da ambiciosa Agenda 2063 da União Africana – um plano transformador que visa uma África próspera, integrada e globalmente influente até meados do século XXI.

agenda do evento está aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.