Eurodeputados socialistas portugueses lançam Prémio Mário Soares

O galardão passará a ser entregue anualmente aos alunos do 3º ciclo do ensino básico que se distingam pelos trabalhos escolares sobre cidadania europeia.

A delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu (PE) apresentou esta terça-feira a primeira edição do chamado “Prémio Mário Soares”, um galardão que passará a ser entregue anualmente aos alunos do 3º ciclo do ensino básico que se distingam pelos trabalhos realizados sobre cidadania.

Os socialistas portugueses do PE estão a aceitar candidaturas de trabalhos quer da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento quer de outras unidades curriculares, mas todos devem ter por trás o conceito de cidadania europeia e o intuito de contribuir para o desenvolvimento de um sentimento de pertença dos cidadãos à União Europeia (UE).

Os autores dos cinco melhores trabalhos – que serão avaliados por um júri presidido por Isabel Soares, filha de Mário Soares e Maria Barroso – ganham uma visita ao PE, que incluirá viagem e estada por duas noites na cidade de Bruxelas.

“É uma homenagem a um grande socialista e a um grande cidadão português e europeu, e uma forma de inspirados pelo seu exemplo, incentivar junto dos estudantes portugueses a reflexão sobre os valores europeus, o estudo do projeto europeu e a participação ativa na sua aplicação”, disse Carlos Zorrinho, presidente da Delegação Socialista Portuguesa no PE.

As candidaturas poderão ser feitas até ao próximo dia 31 de maio e os vencedores serão divulgados no mês seguinte.

Recomendadas

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado esta quarta-feira.

Docentes da António Arroio e Soares dos Reis pedem integração nos quadros

Os docentes recordam que as Escolas Artísticas António Arroio e Soares dos Reis, ao longo da sua existência enquanto escolas públicas de ensino artístico especializado no âmbito das Artes Visuais e dos Audiovisuais, “têm vindo a cumprir um papel ímpar na formação de jovens e adultos em áreas que os preparam para diversas técnicas e expressões do conhecimento artístico”.

Sílvio Fernandes toma posse como novo reitor da Universidade da Madeira

O novo reitor Sílvio Fernandes, venceu as eleições para a reitoria da instituição de ensino superior madeirense a 12 de março.
Comentários