Eurogrupo chega a acordo sobre orçamento da zona euro

“Pela primeira vez, criámos um orçamento operacional que ajudará os países da zona euro a convergirem e a tornarem-se mais competitivos. É um avanço”, disse o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire.

Os ministros das Finanças europeus chegaram esta madrugada de sexta-feira a acordo sobre as principais linhas de um orçamento para a zona euro, anunciou o representante francês, depois de uma longa noite de negociações no Luxemburgo.

“Pela primeira vez, criámos um orçamento operacional que ajudará os países da zona euro a convergirem e a tornarem-se mais competitivos. É um avanço”, disse Bruno Le Maire, em declarações à agência de notícias France-Presse (AFP). “Pela primeira vez, começaremos a pensar o futuro como um bloco coerente e a coordenar as nossas políticas económicas”, acrescentou o ministro das Finanças francês.

O porta-voz do presidente do Eurogrupo saudou o acordo alcançado pelos ministros durante a noite, numa publicação na rede social Twitter. “A reunião do Eurogrupo terminou às 04:30 da manhã com um acordo”, escreveu o porta-voz de Mário Centeno.

Os detalhes do acordo vão ser conhecidos em conferência de imprensa, às 08:15 (07:15 em Lisboa).

O acordo ministerial, alcançado após várias horas, será apresentada na cimeira do euro, agendada para 21 de junho, em Bruxelas.

A criação de um instrumento orçamental próprio para a zona euro foi um projeto do Presidente francês, Emmanuel Macron.

No entanto, o compromisso final reduz consideravelmente as ambições iniciais, devido ao ceticismo dos países do Norte da Europa, liderados pela Holanda.

Denominado “Instrumento Orçamental para a Convergência e a Competitividade”, o orçamento para a zona euro visa incentivar reformas para aumentar a competitividade nos 19 países que adotaram a moeda única.

Em dezembro de 2018, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, recebeu um mandato dos chefes de Estado e de Governo da zona euro para trabalhar numa proposta de uma capacidade orçamental própria para a competitividade e convergência na zona euro.

A proposta deverá ser apresentada na cimeira do euro, razão pela qual o assunto tem sido discutido ao longo dos últimos meses entre os ministros das Finanças europeus.

Ler mais

Relacionadas

Centeno procura hoje acordo no Eurogrupo sobre orçamento para zona euro

Os ministros das Finanças europeus terão hoje, no Luxemburgo, uma reunião que se prevê longa, pois é suposto finalizarem uma proposta de um instrumento orçamental próprio da zona euro, que Mário Centeno deverá apresentar aos líderes na próxima semana.
Recomendadas

PremiumQueda da população ativa pode impedir recuperação económica rápida

A taxa de desemprego desceu no segundo trimestre, mas o impacto da pandemia no turismo e o aumento da concorrência global na era do teletrabalho preocupam os especialistas consultados pelo JE.

Estigma com produtos da China e quebra de turistas deixam restaurantes chineses em crise

Os restaurantes chineses sofrem mais quebras no negócio do que os restaurantes nacionais devido ao estigma associado a produtos da China, país onde o novo coronavírus foi detetado pela primeira vez, e porque o turista asiático deixou de visitar Portugal.

Covid-19: Direção do consumidor emite quatro alertas no mesmo dia sobre máscaras

Quatro modelos de máscaras com insuficiente retenção de partículas no material filtrante foram na semana passada, num só dia, motivo de alertas da Direção-geral do Consumidor (DGC) e sistema europeu de alerta rápido para produtos não alimentares (Rapex).
Comentários