A Euronext reportou um resultado líquido no primeiro trimestre de 164,8 milhões de euros (+17,9%) e o lucro por ação de 1,62 euros (+20,0%).
Stéphane Boujnah, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Euronext, anunciou que “no primeiro trimestre de 2025, a Euronext apresentou um desempenho notável. Alcançámos receitas e rendimentos recorde de 458,5 milhões de euros, impulsionados pelos primeiros resultados das nossas iniciativas estratégicas, pelo crescimento das receitas não dependentes de volumes e por uma volatilidade excecional nas atividades de negociação e compensação, em particular nos segmentos de ações, dívida, FX, energia e commodities”.
As receitas e rendimentos não relacionados com volumes representaram 57% do total e cobriram 158% das despesas operacionais subjacentes, excluindo amortizações e depreciações.
“O nosso modelo de negócio diversificado permitiu-nos investir no crescimento e alcançar um EBITDA ajustado de 294,1 milhões de euros, um aumento significativo de +17,0% face ao 1.º trimestre de 2024. No mesmo período, atingimos um EPS ajustado (básico) recorde de 1,80 euros por ação. O EPS reportado (básico) cresceu impressionantes +20,0%, para 1,62 euros por ação”, exalta o CEO da Euronext.
A Euronext é a bolsa de valores e infraestrutura de mercado pan-europeia que liga as bolsas de várias economias europeias, incluindo a bolsa portuguesa.
Stéphane Boujnah destaca que a Euronext lançou “iniciativas importantes no âmbito do nosso plano estratégico ‘Innovate for Growth 2027’, que visam posicionar a Euronext como líder dos mercados financeiros europeus”.
“A futura consolidação da liquidação de transações de ações em Amesterdão, Bruxelas e Paris na Euronext Securities representa uma otimização significativa do ecossistema europeu de pós-negociação. Com este passo estratégico, promovemos a integração e a competitividade dos mercados de capitais europeus a um ritmo sem precedentes”, acrescenta.
O CEO da plataforma diz ainda que “o lançamento, no final de abril de 2025, do European Common Prospectus em inglês reforça esta ambição. Esta nova iniciativa facilita o acesso aos mercados de capitais europeus e responde à necessidade de uma União de Poupança e Investimento mais competitiva e integrada. Para além disso, temos orgulho em lançar um conjunto abrangente de medidas que apoiam as necessidades de financiamento de empresas que contribuem para a autonomia estratégica da Europa”.
A aquisição da Admincontrol em maio de 2025, líder em soluções SaaS para governação, acelerou o desenvolvimento das Corporate Solutions da Euronext nos países nórdicos e reforça a proporção de receitas recorrentes com base em subscrição. “Com este forte arranque de 2025, demonstramos a nossa capacidade de inovar de forma antecipada, liderando o caminho para um mercado de capitais europeu mais forte, inovador e competitivo”, conclui.
Até março, as receitas dos Serviços de Titularização aumentaram para 83,4 milhões de euros (+6,8%), impulsionadas por um crescimento de dois dígitos nas receitas de custódia e liquidação. Já as receitas de Mercados de Capitais e Soluções de Dados cresceram para 157,4 milhões de euros (+6,6%), impulsionadas pela expansão comercial contínua da Euronext Corporate e Investor Solutions e ainda dos Technology Services, bem como pelo desempenho da área de Advanced Data Solutions, apoiada pela aquisição da GRSS e pelo envolvimento do segmento de retalho
O rendimento líquido de tesouraria (net treasury income) foi de 18,6 milhões de euros (+58,8%), “refletindo os benefícios da expansão da Euronext Clearing e da internalização do rendimento líquido de tesouraria da LCH [câmara de compensação], na sequência da migração da compensação de derivados no 3.º trimestre de 2024”.
As receitas relacionadas com volumes foram impulsionadas pela elevada volatilidade de mercado no 1.º trimestre de 2025, revela a Euronext, que beneficiou a volatilidade do mercado atribuída às decisões comerciais dos Estados Unidos no trimestre.
Os Mercados FICC ( Fixed Income Clearing Corporation), ou seja, obrigações, registaram 90,7 milhões de euros em receitas (+25,1%), sustentadas por um desempenho recorde na negociação e compensação de dívida, negociação e compensação de matérias-primas e negociação de FX (forex, ou seja, câmbios).
As receitas dos Mercados de Ações aumentaram para 108,4 milhões de euros (+18,0%), refletindo a forte volatilidade e o impacto da composição de volumes na captação de receitas.
As despesas operacionais subjacentes, excluindo amortizações e depreciações, situaram-se nos 164,5 milhões de euros (+9,1%). A Euronext diz que o aumento face ao 1.º trimestre de 2024 reflete investimentos no crescimento e o impacto das aquisições realizadas em 2024, combinado com uma disciplina de custos rigorosa, alinhada com o plano de investimento definido no objetivo de custos subjacentes da Euronext de 670 milhões de euros para o ano de 2025.
O EBITDA ajustado foi de 294,1 milhões de euros (+17,0%), com uma margem EBITDA ajustada de 64,1% (+1,6 pts).
O lucro líquido ajustado foi de 183,5 milhões de euros (+11,8%) e o lucro por ação ajustado (EPS) foi de 1,80 euros (+13,9%).
A dívida líquida sobre EBITDA situou-se em 1,4x no final de março de 2025, dentro do intervalo-alvo do plano estratégico “Innovate for Growth 2027”. Em 22 de abril de 2025, a Euronext resgatou com sucesso a obrigação de 500 milhões de euros emitida aquando da aquisição da Euronext Dublin em abril de 2018.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com