A Euronext, a infraestrutura de mercado líder na Europa, anuncia esta quinta-feira o lançamento da edição de 2025 do seu programa pré-IPO: o IPOready, com um recorde de 18 empresas portuguesas participantes.
Há uma década que este programa pré-IPO capacita as empresas europeias de maior crescimento para um processo de Oferta Pública Inicial bem-sucedido.
Em média, as 18 empresas portuguesas participantes nesta edição geram receitas anuais acima de 220 milhões de euros (no total somam 3,5 mil milhões de euros), empregam uma média de 1.000 pessoas (ao todo acima de 18 mil), e, desde a sua criação, as nove empresas que já levantaram capital, levantaram, em média, 49 milhões de euros, sendo que 9 das 18, nunca o fizeram).
No total, mais de 75 alumni Portugueses participaram nas nove edições anteriores dos programas pré-IPO da Euronext, tendo resultando em um IPO (Raize em 2018).
Este é o décimo ano consecutivo em que a Euronext organiza o IPOready, que já se consolidou como o maior programa pré-IPO da Europa.
Nesta edição, há uma participação recorde de mais de 160 empresas de 11 países europeus, sendo que as empresas tecnológicas dominam o grupo, representando 67% do total de participantes.
Os 11 países são a Bélgica, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Espanha e Reino Unido. “Este facto reflete o dinamismo de empresas ambiciosas e em rápido crescimento que consideram uma entrada em bolsa na Europa, sublinhando a posição da Euronext como o principal local de listagem nesta região”, refere a Euronext.
“Para esta edição de 2025 a Euronext mantém a colaboração académica com o INSEAD, líder global em educação executiva, que enriquecerá o programa com ferramentas de gestão para os executivos liderarem, com sucesso, as empresas que gerem, ao longo do processo de IPO”, explica a plataforma que gera o mercado de capitais europeu.
O programa arranca esta quinta-feira, 23 de janeiro, com o kick off em Portugal a decorrer amanhã, 24 de Janeiro, com o maior número de sempre de empresas portuguesas participantes: 18 – que representam setores como Basic Materials, Energy, Fintech, Health Care, Industrials, Medtech, Software, e Tech Media & Entertainment.
A Euronext Lisbon explica que a Agris, a Cork Supply Portugal,a CPO – Clínica Privada de Oftalmologia, a Future Healthcare, a Iberomoldes, a Incentea, a Joyn, a Loop Future, a Magycal, a MCA Group, a Meivcore, a Stab Vida, a TLG Global (Lahkani Group), a TMG, a Transportes Paulo Duarte, a Zagope e outras duas empresas que preferem manter o anonimato, compõem o grupo que, ao longo de seis meses, vai ter acompanhamento personalizado pela Euronext e parceiros especialistas em Portugal. Nomeadamente o CaixaBank BPI (banca), a Grupo Albion (comunicação), a EY (consultoria), e a Morais Leitão (serviços jurídicos).
O Campus do final deste ano letivo decorrerá nos dias 12 e 13 de junho, em Portugal, e reunirá todos os participantes e parceiros dos 11 países mencionados, em dois dias de formação e partilha de experiências.
O IPOready apoia as empresas que considerem uma Oferta Pública Inicial (OPI/ IPO, em inglês) num mercado Euronext nos próximos anos, fornecendo aos executivos as ferramentas e conhecimentos necessários para alcançar um IPO bem-sucedido. “É um programa totalmente gratuito para as empresas participantes. As candidaturas decorrem todos os anos, entre maio e outubro, e estão abertas a todas as empresas que considerem que o financiamento do seu crescimento pode ser feito através do mercado de capitais”, explica a Euronext.
O IPOready na Europa
Como em anos anteriores, as empresas tecnológicas dominam o panorama do grupo de 2025, representando 67% do total de participantes. Isto inclui 41% do setor de Tech Media and Telecom, 13% de Cleantech e 13% de Healthtech. As indústrias tradicionais representam os restantes 33% do grupo.
Em média, as empresas participantes geram receitas anuais de 89 milhões de euros e empregam 448 pessoas.
Desde a sua criação, estas empresas levantaram, em média, 49 milhões de euros em financiamento de capital.
Nas nove edições anteriores dos programas pré-IPO da Euronext, mais de 1.000 participantes já integraram o programa, resultando em 33 listagens bem-sucedidas nos mercados da Euronext, avança o comunicado.
Estas empresas captaram, em conjunto, mais de 1,6 mil milhões de euros em IPOs, alcançando uma capitalização de mercado combinada de quase 5,7 mil milhões de euros.
Em 2024, a Euronext admitiu à cotação quatro novos alumni do IPOready: Exosens e Imeon Energy em Paris, e Oncoinvent e Moreld em Oslo.
Já este ano, a Euronext deu as boas-vindas à Younited Financial na Euronext Paris, numa cotação dupla com a já existente na Euronext Amesterdam.
O programa europeu apoiou mais de 1.000 empresas desde a sua criação em 2015; passou de 37 participantes na edição de 2015/2016 para mais de 160 na edição de 2025, multiplicando por 4,5.
A cada ano, o programa tornou-se mais diversificado em termos de países participantes.
Na edição atual (2025) as empresas, no conjunto, têm um volume de negócios médio de 89 milhões de euros, levantamento médio de 49 milhões (a média do montante de capital angariado pelas empresas, quando o programa foi lançado em 2015, era de 6 milhões de euros).
São mais de 80 parceiros especialistas distribuídos pelas diferentes geografias.
O sector tecnológico, em geral, é o mais presente, seguido de indústrias não tecnológicas tradicionais. As empresas são selecionadas com base na sua capacidade inovadora, desempenho económico e capacidade de considerar os mercados financeiros nos próximos 18 a 24 meses.
Na edição de 2015, as empresas participantes empregavam em média 54 funcionários, enquanto na edição atual, a média de colaboradores é de 448.
“O programa conseguiu atrair, com sucesso, organizações maiores e mais estabelecidas, demonstrando a sua capacidade de corresponder às necessidades de empresas em várias fases de crescimento e maturidade”, conclui a Euronext.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com