[weglot_switcher]

Euronext: Lucros crescem 18,2% para os 141,7 milhões de euros

Com operações na Bélgica, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega e Portugal, as receitas do segundo trimestre de 2024 aumentaram 12,2% para os 412,9 milhões de euros.
25 Julho 2024, 16h45

No segundo trimestre de 2024, a Euronext atingiu um recorde de receitas e rendimentos de 412,9 milhões de euros. “O forte crescimento orgânico nas nossas atividades não relacionadas com o volume, combinado com atividades de negociação dinâmicas em todas as classes de ativos, conduziu o crescimento das receitas do grupo para mais 12,2%”, refere a organização em comunicado. Em conjunto com um controlo contínuo dos custos, “este desempenho recorde” conduziu a um aumento de 18,8% do EBITDA ajustado, para 256,8 milhões de euros, e a uma margem EBITDA ajustada de 62,2%.

“Como resultado deste forte desempenho, o nosso lucro líquido reportado cresceu 18,2% para 141,7 milhões de euros e o lucro líquido ajustado cresceu 15,6% para 165,2 milhões de euros”.

Com operações em Amsterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Milão, Oslo e Paris, a Euronext adianta que as receitas não relacionadas com o volume representam 58% das receitas totais, em comparação com 61% no segundo trimestre de 2023, “refletindo a forte dinâmica de negociação e compensação no segundo trimestre de 2024” e cobrindo 153% das despesas operacionais subjacentes. As receitas de custódia e liquidação cresceram para 69,7 milhões de euros (mais 9,4%), impulsionadas pelo crescimento dos ativos sob custódia, atividades de emissão dinâmica e maior atividade de liquidação.

Por outro lado, a receita de Advanced Data Services cresceu para 60 milhões de euros (mais 5,4%), “impulsionada pela procura contínua de dados de rendimento fixo e comércio de energia e a expansão comercial dos produtos analíticos. As receitas de listagem cresceram para 58,4 milhões de euros (mais 5,9%), “impulsionadas pelo forte desempenho da Euronext Serviços Corporativos e atividade dinâmica de listagem de dívidas. A Euronext manteve a sua posição de liderança para listagem de ações na Europa e para a listagem de dívida em todo o mundo”.;

As receitas de negociação cresceram para 142,7 milhões de euros (mais 20,7%), devido “à boa dinâmica de negociação em produtos de rendimento fixo e na maioria das classes de ativos (ações, energia, derivativos de commodities e câmbios)”. A negociação de rendimento fixo atingiu receitas recorde de 35,6 milhões de euros (mais 40,7%), impulsionadas pela forte volatilidade. As receitas de compensação cresceram para 39,2 milhões de euros (mais 33,2%), graças ao negócio adicional captado pela Euronext Clearing após a sua expansão das ações europeias no quarto trimestre de 2023. A atividade foi. O rendimento líquido de tesouraria da Euronext Clearing foi estável em 13,8 milhões de euros, refere ainda o documento.

Refira-se ainda que “no dia 15 de julho de 2024, concluímos com êxito a primeira fase da migração da compensação de derivados com a migração das nossas atividades de compensação de derivados de mercadorias para a Euronext Clearing. Os derivados financeiros seguir-se-ão em setembro de 2024. Com esta expansão estratégica da nossa câmara de compensação, a Euronext está a criar uma infraestrutura de mercado integrada que contribui para a desfragmentação do panorama europeu de pós-negociação e serve como catalisador de inovação para os seus clientes. Este marco será também o passo final para atingir o objetivo de 115 milhões de euros de sinergias de EBITDA até ao final de 2024″.

“A Euronext é a principal infraestrutura de mercado pan-europeia, ligando as economias europeias aos mercados de capitais globais, para acelerar inovação e crescimento sustentável. Opera bolsas regulamentadas na Bélgica, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega e Portugal”. Com quase 1.900 emitentes de ações cotados e cerca de 6,5 mil milhões de euros em capitalização de mercado no final de junho de 2024, “tem uma franquia incomparável de primeira linha e uma forte e diversificada base de clientes nacionais e internacionais”. A Euronext “opera de forma regulada e transparente mercados de ações e derivativos, um dos principais mercados eletrónicos de negociação de renda fixa da Europa e é o maior centro de dívida e listagens de fundos no mundo”. A sua oferta total de produtos inclui ações, câmbio, fundos negociados em bolsa, warrants e certificados, títulos, derivativos, commodities e índices. O grupo fornece uma câmara de compensação multiativos através da Euronext Clearing, e de custódia e serviços de liquidação através de depositários centrais de títulos da Euronext Securities na Dinamarca, Itália, Noruega e Portugal. “Também aproveita sua experiência na gestão de mercados, fornecendo tecnologia e serviços gerenciados a terceiros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.