[weglot_switcher]

Europa no vermelho após discurso de Powell. PSI 20 penalizado por quebras do BCP e Galp

O principal índice bolsista português arrancou a sessão desta quinta-feira a perder 0,54%, para 4.065,64 pontos.
24 Setembro 2020, 08h40

O principal índice bolsista português (PSI 20) arrancou a sessão desta quinta-feira a perder 0,54%, para 4.065,64 pontos, em linha com as principais praças europeias.

Os investidores revelam-se receosos após o último discurso do presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell, que apontou para a necessidade de mais estímulos para garantir a recuperação da económica. Isto, numa altura em que o número de casos confirmados de novas infeções por Covid-19 aumenta em todo mundo. Na Europa, há já um reforço de medidas de distanciamento social em países como Espanha.

Esse reforço está a criar alguma ansiedade aos investidores, sobretudo, depois de Powell ter sublinhado que há um longo caminho a percorrer até atingir-se a recuperação económica e, por isso, o apelo a mais estímulos para colmatar o impacto económico da Covid-19.

As bolsas asiáticas seguiram uma performance negativa. Uma tendência verificável também na Europa.

Na bolsa portuguesa, o PSI 20 é penalizado pelas quebras do BCP (-1,79%) e da Galp (-1,76%).

Destaque para a Galp, que acompanha também a tendência do mercado petrolífero. Após as palavras do presidente da Fed, o Brent, que é negociado em Londres e é referência para Portugal, cai 0,93% para 41,39 dólares. Já o WTI, em Nova Iorque, recua 0,86%, para 39,56 dólares. Os índices petrolíferos sofrem com as fracas perspetivas quanto à procura, devido a uma eventual nova vaga da pandemia da Covid-19.

No PSI 20, também as papeleiras Altri (-2%), Navigator (-1,02%) e Semapa (-0,40%) apresentam quedas consideráveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.