Eurostat. Inflação na zona euro aumentou 0,9% em janeiro

Em comparação com dezembro, a inflação anual caiu em três Estados-membros, manteve-se estável em seis e subiu em 18.

A inflação na zona euro aumentou 0,9% em janeiro, em termos homólogos, um aumento quando comparado com o mês de dezembro, altura em que se situou nos -0,3%, colocando fim aos últimos meses de descida dos preços no consumidor. Já a inflação na União Europeia (UE) cresceu 1,2%, quando no mês antecedente registava-se um aumento de 0,3%. Em termos hómologos, a taxa de inflação era de 1,7%

De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, em Portugal, a inflação anual fixou-se nos 0,2% em janeiro. O valor compara com a de 0,3% de dezembro.

As maiores contribuições para a inflação anual na zona euro vieram dos serviços (0,65 pontos percentuais), seguidos pelos bens industriais não energéticos (0,37 pp), alimentação, álcool e tabaco (0,30 pp) e energia (-0,41 pp).

As taxas de inflação anuais mais baixas foram observadas na Grécia (-2,4%), Eslovénia (-0,9%) e Chipre (-0,8%). Já as mais elevadas registaram-se na Polónia (3,6%), Hungria (2,9%) e República Checa (2,2%). Em comparação com dezembro, a inflação anual caiu em três Estados-membros, manteve-se estável em seis e subiu em 18.

Recomendadas

Quase 4.400 entidades integram a lista de candidatas à consignação do IRS

Entre misericórdias, fundações, casas do povo, teatros, centros sociais e paroquiais, igrejas, bombeiros e variadas associações um total de 4.399 entidades integra a lista de candidatos à fatia de imposto que os contribuintes lhes podem consignar quando fazem a entrega da sua declaração anual do imposto.

EUA: Fortes números do emprego em fevereiro deixam antever aceleração da recuperação laboral nos próximos meses

O crescimento do emprego norte-americano, bem acima das expectativas do mercado, e as projeções para as contas nacionais trimestrais da economia mais afetada pela Covid-19 deixam adivinhar uma recuperação mais rápida e vigorosa a partir de agora, dada a evolução da pandemia no território.

Sector da construção em contraciclo aumenta investimento e VAB em 2020, dizem Associações

“O investimento em construção evidenciou-se com um crescimento de 4,8%, num ano em que o investimento total registou uma variação de -4,9%, em termos homólogos. Os dados são das associações do sector.
Comentários