[weglot_switcher]

Eurostat. Inflação na zona euro aumentou 0,9% em janeiro

Em comparação com dezembro, a inflação anual caiu em três Estados-membros, manteve-se estável em seis e subiu em 18.
23 Fevereiro 2021, 10h10

A inflação na zona euro aumentou 0,9% em janeiro, em termos homólogos, um aumento quando comparado com o mês de dezembro, altura em que se situou nos -0,3%, colocando fim aos últimos meses de descida dos preços no consumidor. Já a inflação na União Europeia (UE) cresceu 1,2%, quando no mês antecedente registava-se um aumento de 0,3%. Em termos hómologos, a taxa de inflação era de 1,7%

De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, em Portugal, a inflação anual fixou-se nos 0,2% em janeiro. O valor compara com a de 0,3% de dezembro.

As maiores contribuições para a inflação anual na zona euro vieram dos serviços (0,65 pontos percentuais), seguidos pelos bens industriais não energéticos (0,37 pp), alimentação, álcool e tabaco (0,30 pp) e energia (-0,41 pp).

As taxas de inflação anuais mais baixas foram observadas na Grécia (-2,4%), Eslovénia (-0,9%) e Chipre (-0,8%). Já as mais elevadas registaram-se na Polónia (3,6%), Hungria (2,9%) e República Checa (2,2%). Em comparação com dezembro, a inflação anual caiu em três Estados-membros, manteve-se estável em seis e subiu em 18.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.