[weglot_switcher]

Ex-ministro da Economia, Pedro Reis, vai liderar Fundação António Pargana

Antigo titular da pasta da Economia terá como missão promover o contacto de jovens de origem portuguesa espalhados pelo mundo com instituições e empresas portuguesas.
5 Setembro 2025, 17h46

Pedro Reis, ex-ministro da Economia, é o novo administrador executivo da Fundação António Pargana, de acordo com informação avançada pela instituição esta sexta-feira.

Segundo o comunicado, o ex-governante terá como missão promover o contacto de jovens de origem portuguesa espalhados pelo mundo com instituições e empresas portuguesas, para um maior conhecimento mútuo.

Constituída em outubro de 2023, a Fundação António Pargana tem como objetivo o fortalecimento dos laços entre Portugal e a Diáspora, em particular com o universo estudantil com ligação hereditária ou afetiva ao país.

“O objetivo principal da sua atuação é o de reforçar a ligação entre Portugal e a Diáspora através de um maior conhecimento mútuo. Destinatários diretos da ação da Fundação AP, os lusos descendentes e luso falantes terão a possibilidade de criar ligações distintas com a realidade do Portugal Contemporâneo, através de programas disponibilizados pelas principais Universidades do país, parceiras da FAP”, pode ler-se no comunicado.

Estes programas deverão constituir uma valência acrescida para os jovens que os frequentem e que, através de um contacto direto com o tecido empresarial, instituições culturais, políticas e outras, criem ou reforcem a sua ligação a Portugal.

A incorporação de talentos provenientes dos países da Diáspora em empresas portuguesas insere-se igualmente no conjunto de atividades a desenvolver.

O que é a Fundação António Pargana?

A Fundação foi criada por António Pargana, empresário português que reside no Brasil, e que é um membro ativo do Conselho da Diáspora criado por um grupo de portugueses influentes no estrangeiro, com o alto patrocínio do então Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva.

Do Conselho de Administração da FAP fazem ainda parte o próprio António Pargana e Miguel Guedes.

O Conselho de Curadores da Fundação junta figuras como Pedro Siza Vieira, David Justino, Graça Fonseca, Diogo Feio e Fátima Barros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.