[weglot_switcher]

Existem “acelerações consideráveis” dos preços das casas em Portugal, analisa Bruxelas

Relatório da Comissão Europeia destaca que “uma recuperação dos preços da habitação começou timidamente em 2013″ depois da crise económica em vários países da zona euro. Mas em alguns países, como Irlanda, Portugal e Eslovénia, ocorreram “acelerações consideráveis nos últimos anos”.
12 Março 2019, 15h22

Os preços das casas em Portugal “aceleraram consideravelmente” nos últimos anos, após a crise económica. O diagnóstico é da Comissão Europeia num relatório discutido pelo Eurogrupo esta semana, numa altura em que segundo os dados mais recentes, o preço de venda das casas em Portugal Continental aumentou 15,4% em dezembro de 2018, face a igual mês do ano anterior.

De acordo com os dados do Índice de Preços Residenciais, da Confidencial Imobiliário (CI), publicados esta terça-feira, este crescimento representa uma aceleração face aos 12,8% registados no final de 2017, mantendo uma tendência homóloga que se verificou ao longo do último ano.

Segundo o relatório de Bruxelas, “uma recuperação dos preços da habitação começou timidamente em 2013, na sequência da recuperação económica e refletindo um contexto de baixas taxas de juro, e foi sustentada a taxas diferentes em toda a zona euro, reflectindo factores específicos do país, incluindo fluxos migratórios”.

A Comissão Europeia realça que aconteceram “acelerações consideráveis nos últimos anos em vários Estados-Membros”, apontando o exemplo da Irlanda, Portugal e Eslovénia.

No final da reunião do Eurogrupo, esta segunda-feira, Mário Centeno disse que a análise da Bruxelas mostra que a atual situação no mercado da habitação é muito diferente do que antes da crise. “Não há sinais importantes de sobrevalorização, segundo a Comissão”, disse. No entanto, o líder do Eurogrupo reconheceu que “dadas as lições da recente crise”, será necessário monitorizar os preços da habitação e a dívida das famílias muito de perto.

No relatório, discutido entre os ministros da zona euro, a Comissão Europeia sublinhou que a “dinâmica pós-crise nos preços da habitação refletiu a correcção de tendências insustentáveis em vários Estados-Membros e as reduções de preços ocorreram especialmente em países caracterizados por aumentos no período pré-crise”.

A Comissão Europeia sublinhou ainda que “os riscos associados à aceleração da dinâmica dos preços da habitação na zona euro estão sob escrutínio”.

“Os preços das casas na maioria dos Estados-Membros da zona euro recuperaram gradualmente em alguns Estados-Membros e em alguns Estados-Membros aceleraram nos últimos anos”, explica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.