A distribuidora alimentar espanhola Mercadona abriu esta terça-feira, 16 de julho, o seu terceiro supermercado em Portugal, precisamente na freguesia de Vermoim, Maia.
A líder da distribuição alimentar ibérica “criou cerca de 85 novos postos de trabalho, estável e de qualidade, com contratos sem termo” na Maia, com esta loja, representando “um investimento médio de 50 mil euros por colaborador”, segundo o comunicado.
“A Mercadona vem, assim, juntar-se a um tecido empresarial forte, vibrante e dinâmico, contribuindo desse modo para robustecer um dos pilares fundamentais do nosso objetivo estratégico de alcançar a sustentabilidade integral, como é a sustentabilidade económica do território e da comunidade, compaginada com os pilares da sustentabilidade ambiental e da sustentabilidade demográfica e social”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, citado pelo comunicado da empresa espanhola.
O supermercado de Vermoim responde conta com uma superfície de vendas de 1.900 m2 e 190 lugares de estacionamento.
A Mercadona iniciou operações em Portugal, no início do mês de julho, com a abertura da sua primeira loja em Canidelo, em Gaia. O objetivo da cadeia de supermercados é o de criar uma rede de dez lojas no país até 2020, tendo a meta de longo-prazo de 150 lojas. As primeiras lojas estão concentradas na região norte de Portugal.
A distribuidora alimentar espanhola pretenderá ter uma cobertura geográfica de âmbito nacional, embora se saiba que a estratégia do grupo liderado por Juan Roig passa por uma expansão de contágio territorial e não por apostas salpicadas no território. Depois da região do Porto deverá ter lugar a abertura de lojas no distrito de Aveiro até chegar ao distrito de Lisboa e a outras regiões do sul. A Mercadona deverá inaugurando, ainda, outras unidades nos distritos de Coimbra e de Leiria.
“A Mercadona é uma empresa portuguesa, de qualidade total, com origem espanhola e sede em Valência”, acentuou o presidente do grupo de distribuição espanhol, durante a inauguração da primeira loja em território português.
A Mercadona protagoniza a primeira entrada de um grupo de retalho de grande dimensão no mercado nacional no mercado português no espaço de cerca de dez anos e o seu impacto no setor já é antecipado há diversos anos por outros operadores, uma vez que a Mercadona tem a ambição de ter uma cobertura territorial ampla em Portugal e de ser o líder do setor em Espanha, com uma faturação anual superior a 24,3 mil milhões de euros, mais que toda a moderna distribuição alimentar no nosso país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com