[weglot_switcher]

Explorer adquire participação de 60% do capital da Biogerm

A sociedade de capital de risco liderada por Elizabeth Rothfield conclui assim a oitava aquisição do fundo Explorer IV.
17 Dezembro 2024, 10h45

A Explorer Investments concluiu a aquisição de 60% da Biogerm, tornando-se assim acionista maioritária da empresa da Maia que começou por ser especialista na produção de meios de cultura e tem progressivamente evoluído para a realização de análises microbiológicas e químicas.

O valor do negócio não foi revelado. A sociedade de capital de risco liderada por Elizabeth Rothfield conclui assim a oitava aquisição do fundo Explorer IV.

Para além do reforço de investimento em novas tecnologias, a transação deverá permitir acelerar o crescimento da Biogerm (que deverá passar pela construção de um novo laboratório e/ou aquisição de outras empresas a operar no mercado).

“Esta parceria prevê não só a aquisição de novos laboratórios, como também a profissionalização das equipas de gestão, garantindo um atendimento mais abrangente e promovendo a expansão da sua dimensão, reforçando assim a sua posição no mercado”, explica a Biogerm.

Com o investimento de cerca de 4 milhões de euros num novo laboratório, que triplicará a capacidade de resposta da empresa, a Biogerm diz que “está preparada para liderar com serviços de elevado valor acrescentado, mantendo a consistência e a qualidade que a definem”.

Para Pedro Coutinho, Partner da Explorer Investments, diz que a aquisição da Biogerm “reflete o compromisso do fundo Explorer IV em apoiar empresas nacionais líderes nos seus setores, com elevado potencial de crescimento e rentabilidade”.

“O nosso objetivo é reforçar a capacidade operacional da empresa, expandir a sua presença no mercado ibérico e otimizar os seus processos internos”, acrescentou.

“Estamos entusiasmados por unir esforços com os acionistas fundadores, assegurando a continuidade da gestão e criando as condições necessárias para um crescimento sólido e sustentável, consolidando a Biogerm como uma referência de excelência no setor”, refere Pedro Coutinho.

Diamantino Ribeiro, CEO da Biogerm, “considera a que entrada da Explorer Investments no capital da Biogerm representa uma oportunidade única para criar uma nova dinâmica permitindo-nos alcançar uma nova dimensão e atingir um patamar superior no setor da saúde pública em Portugal. Estamos confiantes de que esta parceria será um marco importante na nossa trajetória de crescimento e inovação”.

“Fundada em 1994 na Maia, a Biogerm cedo se afirmou através do investimento recorrente em novas tecnologias, desenvolvimento de metodologias inovadoras e/ou alargamento do portfolio de certificações. A Biogerm conta hoje com o apoio de mais de 50 colaboradores, comprometidos com os mais elevados padrões de qualidade, para servir os seus mais de 2.000 clientes localizados em Portugal Continental e Madeira”, lê-se no comunicado.

“Num mercado caracterizado pela crescente pressão regulatória e consciencialização das empresas, a Biogerm disponibiliza soluções integradas, que permitem às empresas controlar e mitigar riscos de contaminação de forma sistemática (alimentos, águas, ar, ambiente e solos, entre outros)”, conclui a nota.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.