As exportações de componentes automóveis portugueses atingiram os mil milhões de euros, o que representa uma queda de 4,4% em setembro, face ao período homólogo do ano passado.
Segundo a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), esta queda é menos acentuada do que registada em agosto. O valor das exportações destes componentes representou 14,7% no total das exportações de bens transacionáveis de Portugal.
Até setembro as exportações destes componentes apresentaram uma descida de 3,9%, face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 8.800 milhões de euros. Já no terceiro trimestre do ano, o sector registou um declínio de 2,7% em relação ao período homólogo.
Entre os principais destinos destas exportações a Europa continua a ser o preferido, sendo responsável por 8,5% das vendas internacionais. No entanto, até ao momento as exportações para o velho continente registaram uma descida de 4,6%.
Em comunicado a AFIA revela que o ligeiro abrandamento na queda das exportações face a agosto pode indicar “uma esperança na estabilização do mercado, embora o setor continue a enfrentar desafios significativos num contexto económico global complicado”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com