As exportações de componentes para automóveis ultrapassaram os mil milhões de euros em maio, depois de registarem uma subida de 21,9% em relação ao mesmo mês de 2022, de acordo com os dados recolhidos pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) e divulgados esta terça-feira.
O aumento homólogo a dois dígitos significou o décimo terceiro mês consecutivo de crescimentos e a um ritmo superior ao das exportações nacionais de bens, que caíram 6,9% em maio. Assim, as exportações de peças para carros aproximam-se dos cinco mil milhões de euros em 2023 (+21,8%), segundo os cálculos da AFIA com base nas últimas estatísticas do comércio internacional de bens divulgadas pelo INE.
“Em 2023, 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis continuam a pertencer ao top 5 de países composto por Espanha, Alemanha, França, Eslováquia e Estados Unidos da América. (…) As exportações para quatro destes cinco países aumentaram relativamente ao ano anterior”, destaca a AFIA.
A AFIA expõe que Espanha é um desses casos (+22,6%), bem como a Alemanha, que apresentou com um crescimento de 28,6%, e França que conquistou o terceiro lugar do pódio (23%) dos países clientes, que é liderado pela Eslováquia devido ao aumento de importações de componentes automóveis portugueses de 26,5% em relação a 2022.
De facto, os espanhóis continuam a ser os principais clientes dos componentes fabricados em Portugal, com vendas de 1.422 milhões de euros. A seguir está a Alemanha (1.108 milhões de euros) e logo depois França (560 milhões de euros). Com menos de meio milhão de compras, posiciona-se a Eslováquia no quarto lugar (224 milhões de euros) e logo depois os Estados Unidos da América (189 milhões de euros).
“Sem grandes alterações no panorama nacional e internacional no que se refere ao aumento dos custos da inflação, transportes, energia e matérias-primas, que continuam a acentuar a incerteza neste e outros setores, é importante relembrar que a indústria de componentes para automóveis mantém a sua consistência e resiliência, continuando a criar formas de se manter competitiva e continuar a ganhar quota de mercado às suas congéneres”, alerta a associação.
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