[weglot_switcher]

Exportações de diesel dos Estados Unidos para a Europa caem

Neste mês as importações europeias de diesel caíram para 6,65 milhões de barris, um valor que fica abaixo dos 11,44 milhões de barris registados em janeiro.
petróleo
26 Fevereiro 2024, 13h47

Interrupções no comércio global e uma queda na atividade de refinaria dos Estados Unidos restringiram a oferta de diesel nas últimas semanas, o que causou com que as exportações de diesel, historicamente altas, dos Estados Unidos para a Europa caíssem neste mês, segundo a ‘Reuters’.

Neste mês as importações europeias de diesel caíram para 6,65 milhões de barris, um valor que fica abaixo dos 11,44 milhões de barris registados em janeiro.

As dificuldades da Europa em garantir o diesel dos Estados Unidos agrava a crise de abastecimento que existe no bloco, uma vez que estava dependente das exportações de combustível russas.

Os cracks do diesel nos Estados Unidos subiram brevemente para uma máxima de quatro meses, tendo o barril ficado acima dos 48 dólares neste mês, o que prejudicou as oportunidades de arbitragem para enviar o combustível para a Europa.

A maior parte dos fornecedores da Europa, no Médio Oriente e na Ásia, têm sido forçados a realizar a travessia através do Cabo da Boa Esperança, uma vez que no Mar Vermelho se vivem ataques aos navios pelos Houthis. Esta mudança de rota faz com que existam atrasos e faz com que este comércio seja menos lucrativo.

“O gasóleo europeu parece ser o principal produto em risco devido ao reencaminhamento, à disponibilidade de abastecimento e às curvas distorcidas”, revelaram este mês os analistas da Macquire.

As taxas de utilização das refinarias dos Estados Unidos caíram de perto de 93% no início do ano para 80,6% este mês, a taxa mais baixa desde dezembro de 2022, segundo dados do Governo.

O declínio no comércio aconteceu depois de uma refinaria no Indiana ter sido forçada a fechar no início do mês, depois de ter sofrido cortes de energia. Já em janeiro tinham existido problemas operacionais com uma usina, devido a uma onda de frio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.