[weglot_switcher]

Exportações e importações da China crescem menos do que esperado em setembro

As exportações e as importações da China cresceram 2,4% e 0,3%, respetivamente, em setembro, face ao período homólogo. O mercado projetava um aumento de 6% das exportações e de 0,9% das importações.
China
A surveillance camera is silhouetted behind a Chinese national flag in Beijing, China, November 3, 2022. REUTERS/Thomas Peter/File Photo
14 Outubro 2024, 10h18

As exportações da China cresceram 2,4% em setembro, em dólares, quando se compara com o período homólogo. Já as importações subiram 0,3%. Uma evolução que ficou aquém daquelas que eram as expectativas no mercado.

Os analistas consultados pela “Reuters” esperavam que as exportações chinesas crescessem 6% em termos homólogos, em setembro, abaixo do aumento de 8,7% em agosto.

Do lado das importações, as projeções apontavam para um aumento de 0,9% em setembro, face ao mesmo período do ano passado, ligeiramente acima do crescimento de 0,5% observado em agosto.

As exportações têm-se destacado pela positiva na economia da China, que tem estado sob pressão devido ao fraco consumo e a uma crise no mercado imobiliário.

Uma análise da “CNBC” aos dados divulgados esta segunda-feira mostra que as exportações da China para os EUA, o maior parceiro comercial, cresceram 2,2% em setembro, em termos homólogos, enquanto as importações avançaram 6,7%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.