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Fabricantes automóveis europeias mantêm preços apesar de descontos da Tesla

“Não vemos um grande incentivo [no corte de preços]. Se isso significar menos vendas no curto prazo, que seja”, disse Thierry Piéton, administrador financeiro do Grupo Renault, uma das maiores fabricantes europeias.
22 Abril 2023, 17h00

A fabricante de carros elétricos Tesla tem vindo a reduzir o preço dos seus automóveis numa tentativa de aumentar as vendas. No entanto, as maiores fabricantes europeias não parecem ir seguir este caminho que permitiu à empresa liderada por Elon Musk aumentar as entregas a nível mundial, mas à custa dos lucros que caíram 24% no primeiro trimestre do ano, escreve o “Cinco Días” este sábado.

“Não vemos um grande incentivo [no corte de preços]. Se isso significar menos vendas no curto prazo, que seja”, disse Thierry Piéton, administrador financeiro do Grupo Renault, esta semana. Isto apesar de, dias antes, Fabrice Cambolive, CEO da Renault, ter dito que a empresa estava a analisar o seu “posicionamento mercado a mercado”.

“As nossas encomendas de carros elétricos mantêm-se em 2023, com alguns modelos já esgotados para este ano. A nossa prioridade é entregar os automóveis aos clientes. Temos uma estratégia clara de preços e não nos focamos na quantidade, mas na qualidade dos nossos produtos. Os lucros vêm antes de grandes volumes”, disse o porta-voz do grupo Volkswagen ao jornal espanhol.

Por outro lado, Jim Farley, CEO da Ford, disse que a “guerra de preços está a surgir em todo o lado”, notando que a decisão da Tesla para impulsionar o seu crescimento é “completamente racional e não deveria surpreender ninguém”.

A Tesla voltou a baixar os preços dos seus modelos nos Estados Unidos nas últimas semanas, naquela que foi a sexta descida este ano da empresa liderada por Elon Musk, levantando preocupações no mercado sobre o efeito nas margens de lucro.

O Model 3 de tração traseira levou um corte de dois mil dólares para 39.900 dólares, enquanto que o Model Y sofreu um corte de 3.000 dólares. O Model 3 sofreu um corte de 11% no preço este ano nos EUA, enquanto que o Model Y sofreu um corte de 20%.

A empresa também desceu recentemente os preços na Europa, incluindo Portugal, com o Model 3 a custar agora 39.900 euros. Este foi o segundo corte nos preços no mercado nacional este ano, tendo o primeiro tido lugar em janeiro.

Já depois de apresentar as contas do primeiro trimestre, a fabricante norte-americana anunciou o aumento dos preços dos seus modelos elétricos premium S e X nos Estados Unidos, segundo a “Reuters”.

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