[weglot_switcher]

Fabricantes de tratores TAFE e AGCO chegam a acordo e põem fim a litígio

Ambos os fabricantes estão presentes em Portugal.
10 Julho 2025, 12h07

Os fabricantes mundiais de tratores e equipamentos agrícolas TAFE e AGCO, alcançaram um acordo abrangente sobre todas as matérias relativas a direitos de marca, questões comerciais e participação acionista, que marcavam um conflito emblemático para o setor agrícola.

Ambos os fabricantes estão presentes em Portugal.

O acordo abrange a propriedade da marca Massey Ferguson, que passará a pertencer à TAFE como única e exclusiva detentora para a Índia, Nepal e Butão, incluindo todos os direitos, títulos e interesses na “Massey Ferguson” e marcas relacionadas, bem como todo o goodwill associado.

A TAFE irá recomprar as ações da AGCO na sua estrutura acionista, que representam 20,7% do capital, por um valor de 260 milhões de dólares, tornando assim a TAFE uma subsidiária integral do Grupo Amalgamations, um conglomerado industrial diversificado com sede em Chennai, Índia.

A TAFE manterá a sua participação acionista de 16,3% na AGCO, não podendo ultrapassar esta percentagem, de acordo com o estipulado e compromete-se a participar no programa de recompra de ações da AGCO de forma a manter a sua participação proporcional, sujeita a determinadas exceções.

A TAFE apoiará a AGCO, votando com as suas ações a favor de todas as recomendações do Conselho de Administração da AGCO nas assembleias de acionistas, sujeita a determinadas exceções.

A TAFE continuará a ser um investidor de longo prazo na AGCO, através de interações periódicas planeadas com a liderança da AGCO.

Todos os acordos comerciais entre a TAFE e a AGCO serão mutuamente revogados; a TAFE honrará as encomendas pendentes e continuará a fornecer peças para todos os mercados nos termos acordados.

“Todos os processos legais em curso serão irrevogavelmente e incondicionalmente retirados. Será requerida uma sentença homologatória por acordo nas três ações relativas à marca Massey Ferguson, atualmente pendentes no Tribunal Superior de Madras, na Índia”, referem as empresas em comunicado.

Os acordos entrarão em vigor após a conclusão, pela AGCO e TAFE, de processos governamentais e outros procedimentos na Índia relacionados com a recompra das ações detidas pela AGCO na TAFE.

“A TAFE e a Massey Ferguson têm sido sinónimos na mente dos clientes indianos há mais de 65 anos. Reafirmamos o nosso compromisso com a transformação da agricultura indiana através dos nossos produtos inovadores, soluções e serviço à comunidade agrícola da Índia. À medida que avançamos com a nossa visão de ‘Cultivating the World’ (‘Cultivar o Mundo’), estamos confiantes de que continuaremos a oferecer um valor excecional a todos os nossos stakeholders”, refere Mallika Srinivasan, Chairman & Managing Director da TAFE.

A TAFE Tractors é a marca principal da TAFE – Tractors and Farm Equipment Limited, um importante fabricante indiano de tratores, constituída em 1960, e está presente em Portugal através do Grupo Auto-Industrial.

A AGCO Corporation é um fabricante multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas para 140 países e com sede em Duluth (Geórgia), nos EUA. O principais marcas comercializadas são Challenger, Fendt, GSI, Valtra e Massey Ferguson.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.