[weglot_switcher]

Facebook supera expectativas nos dividendos apesar de receita abaixo do esperado

O gigante tecnológico reportou dividendos ligeiramente acima do esperado, apesar de ter falhado as estimativas para a sua receita no terceiro trimestre. Anúncio dos resultados surge num clima de polémica em relação a ações da rede social no controlo do discurso de ódio na sua plataforma.
  • natanaelginting / Freepik
25 Outubro 2021, 21h38

O Facebook apresentou resultados trimestrais mistos, com a receita operacional a falhar as estimativas, mas os dividendos por ação a superarem ligeiramente o esperado para o gigante tecnológico.

Tendo atingido uma receita de 29,01 mil milhões de dólares (24,98 mil milhões de euros), a plataforma de Mark Zuckerberg ficou ligeiramente aquém das expectativas para esta métrica, dado que os analistas apontavam para 29,57 mil milhões de dólares (25,46 mil milhões de euros). Ainda assim, no que respeita a dividendos, a ação do Facebook deverá proporcionar pagamentos de 3,22 dólares (2,77 euros), o que fica ligeiramente acima dos 3,19 dólares (2,75) esperados.

Por outro lado, os indicadores referentes ao número de utilizadores ficam ligeiramente abaixo das previsões do mercado. O número de utilizadores ativos, que chega aos 1,93 mil milhões, correspondeu às expectativas, mas em termos mensais, os 2,91 mil milhões ficam abaixo da previsão de 2,93 mil milhões.

Para o próximo trimestre, a expectativa do Facebook é que a receita da empresa cresça até entre os 31,5 e 34 mil milhões de dólares (27,13 a 29,28 mil milhões de euros).

Este anúncio surge numa altura em que o Facebook se encontra envolvido em mais uma polémica relativamente ao controlo que tem sobre conteúdos de incitação ao ódio ou que violam os direitos humanos na sua plataforma. Uma série de documentos confidenciais revelados por uma denunciante colocam em questão a vontade do gigante tecnológico em corrigir situações que encorajam a violência ou discriminação, com acusações de que Zuckerberg privilegia o lucro sobre a responsabilidade social.

As ações do Facebook mantêm-se em alta, apesar de valorizarem agora ligeiramente menos do que aquando do fecho dos mercados. O título da rede social está agora a valorizar 1,26%, abaixo dos 1,33% com que encerrou a sessão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.