[weglot_switcher]

Facebook vai permitir limpar histórico (mas informações pessoais continuam nos servidores)

Qualquer pessoa que utilize o Facebook saberá, através da nova funcionalidade, quais as empresas que partilham a sua informação, e também quais os dados que a rede social utiliza para “aprender” mais sobre a pessoa
21 Agosto 2019, 16h23

A nova funcionalidade do Facebook consiste nos utilizadores da rede social terem um controlo maior sobre as suas informações pessoais e que saibam quais as empresas que fornecem dados à empresa de Mark Zuckerberg. No entanto, os dados vão permanecer nos servidores do Facebook.

Anunciada há mais de um ano na sequência do escândalo que envolveu a Cambridge Analytica, a ferramenta só agora chega aos utilizadores. Qualquer pessoa que utilize o Facebook saberá quais as empresas que partilham a sua informação, e também quais os dados que a rede social utiliza para “aprender” mais sobre a pessoa.

Estas informações são enviadas ao Facebook através de um conjunto de outras funcionalidades, como por exemplo a utilização do “login” automático em determinados sites ou aplicações, ou sobre os artigos em que clica ou partilha.

A aplicação começa agora a fase de testes, com os países escolhidos a serem a República da Irlanda, Espanha e Coreia do Sul. A empresa prevê que “nos próximos meses” chegue a todo os países.

Stephanie Max, responsável pelo projeto, afirma que “a decisão de incluir esta funcionalidade tem como objetivo consciencializar os utilizadores acerca do funcionamento da sua informação, e fazer saber que a informação não está permanentemente ligada às respetivas contas” em declarações ao ‘The Guardian’.

As recentes opções não vão ser muito publicitadas pelo Facebook, mas a rede social afirma que os utilizadores não deverão ter dificuldades em encontra-la nas definições da aplicação ou do site.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.