[weglot_switcher]

Factorial levanta 80 milhões de dólares e vai reforçar presença em Portugal

Portugal representa um dos mercados mais importantes para a empresa, “com uma base de clientes sólida e em crescimento, que inclui empresas de renome como Plateform e Sublime Hotels”, avança a empresa.
11 Abril 2024, 11h21

A empresa global de software ‘tudo em um’ para a gestão de Recursos Humanos e negócios para pequenas e médias empresas (PME), sediada em Barcelona, Factorial, assegurou 80 milhões de dólares (74,5 milhões de euros) de investimento da General Catalyst, empresa líder de capital de risco sediada nos EUA, para acelerar crescimento.

Como parte desta ronda de investimento, a Factorial irá reforçar a sua presença em Portugal, reconhecendo o mercado português como estratégico para a sua expansão global.

Portugal representa um dos mercados mais importantes para a empresa, “com uma base de clientes sólida e em crescimento, que inclui empresas de renome como Plateform e Sublime Hotels”, avança o comunicado.

A Factorial pretende ainda fortalecer ainda mais a sua presença no mercado português, “investindo em iniciativas de marketing e vendas para impulsionar o crescimento e satisfazer às crescentes necessidades dos clientes locais”.

A nível global, desde 2019, a Factorial cresceu de 70 para mais de 10 mil cliente, e este financiamento vai permitir-lhe continuar esse caminho até gerar um fluxo de caixa com restrições mínimas no balanço.

Este financiamento segue-se à ronda de investimento Série C de 120 milhões de dólares, fortemente subscrita, que o grupo Atomico liderou em outubro de 2022 e que tornou a Factorial num unicórnio.

A empresa ainda tem mais de 100 milhões de dólares no banco, conseguidos na sua ronda de investimento Série C de 120 milhões de dólares em outubro de 2022, quando conquistou o estatuto de unicórnio.

Enquanto empresa de SaaS, a Factorial “incorre normalmente em custos iniciais para vender o seu produto a novos clientes e fazer crescer os negócios”, explica a empresa.

“Embora o investimento seja rentável ao longo do tempo, gera um fluxo de saída de dinheiro a curto prazo. Através do investimento da General Catalyst, a Factorial pode agora acelerar o crescimento sem afetar o seu balanço ou diminuir os acionistas existentes, uma vez que financia parte desses custos com o investimento sem se sobrecarregar, pois é a General Catalyst que detém o risco de perda”, explica a Factorial.

A empresa detalha que “esta é mais recente injeção de capital, que vem complementar os três dígitos resultantes da ronda de investimento Série C de grande sucesso em 2022” e que “fortalece a posição da empresa para progredir na sua atual trajetória de crescimento, dispondo de uma flexibilidade sem precedentes no seu balanço”.

“Este reforço financeiro não apenas preserva o capital próprio, como também permite o investimento estratégico no desenvolvimento e engenharia de produto”, segundo a Factorial.

“Somos uma das empresas de software com crescimento mais rápido na Europa, por isso queríamos ter a capacidade de manter a nossa trajetória de crescimento sem nunca precisarmos de uma ‘equity round’. Esta parceria com a General Catalyst é exatamente o que procurávamos: podemos focar-nos na criação de produtos de qualidade e ajudar mais clientes sem nos preocuparmos com garantir fundos”, refere na nota Jordi Romero, CEO & Co-Founder da Factorial.

“A General Catalyst é um dos investidores tecnológicos mais conceituados do mundo, e isso facilitou muito o processo, pois entende a qualidade da nossa empresa e o mercado”, acrescenta Pranav Singhvi, Managing Director da General Catalyst.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.