[weglot_switcher]

Família Horta Osório doa 1,5 milhões de euros para o novo Campus Veritati da Católica

A doação familiar no total de um milhão e meio de euros, por sua parte, da mulher Ana e dos filhos Maria, Margarida e Pedro, para além do auditório no novo Campus com o nome de Ana e António Horta Osório, inclui também a futura inserção de uma Cátedra na Licenciatura em Gestão de Empresas sobre Saúde Mental.
15 Outubro 2025, 13h20

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) recebeu ontem, na Reitoria, em Lisboa, a Família Horta Osório para a assinatura e apresentação da sua doação destinada ao desenvolvimento do novo Campus Veritati, um projeto considerado estruturante para o futuro da instituição.

A doação familiar no total de um milhão e meio de euros, por sua parte, da mulher Ana e dos filhos Maria, Margarida e Pedro, para além do auditório no novo Campus com o nome de Ana e António Horta Osório, inclui também a futura inserção de uma Cátedra na Licenciatura em Gestão de Empresas sobre Saúde Mental com o professor responsável a nomear por comum acordo com a Universidade; e, também, a atribuição de um prémio anual ao melhor aluno do Curso de Gestão, no valor de 15 mil euros correspondente às propinas dos três anos do curso.

A Reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, destaca a relevância desta doação para a consolidação da missão da Católica dizendo que “este gesto da Família Horta Osório constitui um contributo decisivo para o crescimento sustentável e inovador da nossa Universidade, reforçando o compromisso da UCP em formar líderes responsáveis, com impacto positivo na sociedade”.

António Horta Osório é antigo aluno da Universidade Católica Portuguesa, do Curso de Gestão e Administração de Empresas, onde entrou em 1981.

No comunicado o histórico banqueiro diz que “a Universidade Católica foi onde iniciei o meu percurso académico e profissional, e onde criei laços de amizade e de conhecimento que me acompanharam ao longo de toda a vida. Esta doação, feita com a minha família e que resulta do desafio lançado pela Senhora Reitora, Isabel Capeloa Gil, por quem tenho grande estima e confiança, é uma forma de retribuir o que recebi e de contribuir para que continue a formar as próximas gerações com a mesma excelência e os mesmos valores e espírito universitário que tanto me influenciaram”.

“Esta doação, que faz com a sua Família, representa uma profunda e longa ligação com a Universidade, pela qual António Horta Osório tem um profundo carinho e gratidão”, refere a Universidade.

Horta Osório, no segundo ano do curso, após ter concluído a Cadeira de Modelos Econométricos com 19 valores na prova oral, foi convidado pelo Regente da Cadeira, professor Fernando Adão da Fonseca, na altura também diretor do Curso de Economia da Universidade, para ser monitor da mesma cadeira no ano seguinte, começando a leccionar as aulas práticas em 1984, com 20 anos.

Concluiu o Curso de Gestão em 1987, tendo sido o primeiro aluno do Curso de Gestão e Administração de Empresas da Universidade Católica a terminar com média de 18 valores.

Continuou a lecionar na Universidade mesmo após ter terminado o curso, tendo sido Professor Assistente de várias cadeiras como Instrumentos Básicos de Gestão, Gestão Comercial de Marketing Research até 1990, tendo posteriormente lecionado a partir de 1991, durante 5 anos, no programa MBA da Universidade Católica a disciplina de Applied Corporate Finance.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.