[weglot_switcher]

Familygate: Ligações familiares fazem PS descer nas intenções de voto. PSD está a subir

O PSD subiu 3,4 pontos entre março e abril, enquanto o PS recuou. O PSD e a CDU foram os únicos partidos a subirem nas intenções de voto para as eleições legislativas que se realizam em outubro.
  • Cristina Bernardo
12 Abril 2019, 11h04

As ligações familiares no Governo estão a castigar o Partido Socialista (PS) no que à intenção de voto legislativo dos portugueses diz respeito, caíndo 2,3 pontos percentuais entre março e abril deste ano, de acordo com uma sondagem da Aximage para o jornal “Correio da Manhã” divulgada esta sexta-feira.

O PS caiu dos 36,3%, para os 34,6% desde que começaram a vir a público as ligações familiares entre os membros do atual Governo português. Em sentido inverso, o Partido Social Democrata (PSD), tem aproveitado o ‘familygate’ para ganhar impulso nas intenções de voto, subindo 3,4 pontos percentuais dos 23,9%, para os 27,3%.

De resto só a CDU acompanha o partido de direita no crescimento das intenções de voto para as eleições legislativas de outubro, tendo tido uma ligeira subida de 6,8%, para 7,0%. De realçar também o aumento da abstenção, que passou dos 33,7%, para os 36,4%.

Quem também tem vindo a perder popularidade é o atual primeiro ministro António Costa, caíndo no espaço de um ano dos 62,9%, para os 51%. Já o líder do PSD, Rui Rio, cresceu entre março e abril de 2019, dos 27,7%, para os 30,5%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.