[weglot_switcher]

FBI investiga mulher que terá tentado vender computador de Nancy Pelosi à Rússia

A mulher em questão participou da invasão ao Capitólio e a denuncia de que poderá estar a tentar vender o computador de Nancy Pelosi veio de um ex-namorado.
18 Janeiro 2021, 17h27

A polícia dos EUA está a investigar a possibilidade de uma mulher ter roubado o computador ou disco rígido do gabinete da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, durante a invasão ao Capitólio, segundo avança esta segunda-feira a agência “Reuters”.

Segundo informações de um agente do FBI a mulher poderá ter tentado vender o computador ou disco rígido aos serviços de inteligência da Rússia. Na mesma ocasião, o agente do FBI apontou que Riley June Williams, da Pensilvânia é acusada de violar ilegalmente o edifício do Capitólio e direcionar as pessoas ao escritório de Pelosi.

O roubo de dispositivos eletrónicos de escritórios do Congresso tem sido uma preocupação persistente depois da invasão ao Capitólio. O procurador-geral dos Estados Unidos, Michael Sherwin, referiu que alguns destes furtos podem ter colocado em risco o que ele descreveu como “ações de segurança nacional”.

De acordo com um depoimento no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, o FBI recebeu a denúncia de alguém que afirmou ser um ex-namorado de Williams. O informante frisou que Williams “pretendia enviar o dispositivo do computador para um amigo na Rússia, que planeava vender o dispositivo para o serviço de inteligência estrangeiro da Rússia”.

O porta-voz da Pelosi, Drew Hammill, ainda não respondeu às perguntas da “Reuters”, mas dois dias após a invasão ao Capitólio, Hammill afirmou que um computador usado para apresentações tinha sido roubado do escritório de Pelosi. Ainda não está esclarecido  se este dispositivo é o mesmo que Williams foi acusada de ter.

Quanto a Riley June Williams, fugiu da Pensilvânia, desativou o número de telefone e removeu contas nas redes sociais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.