FCC vende 49% da sua filial Aqualia que gere serviços de água em cinco municípios portugueses

O grupo espanhol de construção e serviços FCC anunciou hoje a venda de 49% do capital da sua filial Aqualia, por 1.024 milhões de euros. Trata-se da empresa que gere os serviços de água dos municípios de Abrantes, Elvas, Campo Maior, Fundão e Cartaxo, em regime de concessão.

De acordo com o jornal “El Economista”, o grupo empresarial espanhol de construção e serviços FCC anunciou hoje que chegou a um acordo para vender 49% da sua filial Aqualia, por 1.024 milhões de euros, ao fundo australiano IFM Global Infrastructure Fund. O valor em causa pressupõe que a empresa vale, na sua totalidade, 2.090 milhões de euros.

Apesar de vender quase metade do capital social, o grupo FCC assegura que vai manter o controlo da filial. Importa salientar que a Aqualia gere os serviços de água dos municípios portugueses de Abrantes, Elvas, Campo Maior, Fundão e Cartaxo, em regime de concessão.

Segundo um comunicado da empresa citado pelo mesmo jornal, “o principal destino dos fundos é a redução do endividamento financeiro da FCC e o restante para atender a outras necessidades corporativas do grupo”. O grupo FCC é controlado desde 2015 pelo magnata mexicano Carlos Slim que, recentemente, também vendeu o seu negócio de cimento nos EUA, prosseguindo assim a desalavancagem dos seus negócios.

Relacionadas

Estrangeiros controlam setor privado da água em Portugal

Dos sete maiores grupos privados do setor, apenas um é controlado exclusivamente por empresas portuguesas: a Aquapor, dos grupos de origem bracarense DST, ABB e Bragaparques.

Energia & Água: conhece os seus direitos enquanto consumidor?

Os serviços de energia e água são considerados serviços públicos essenciais, por serem vitais ao dia-a-dia dos cidadãos. Por esse motivo, a sua prestação está sujeita a um conjunto de regras especiais que visam proteger os consumidores. Sabe quais são?

Autarquias vão pagar dívida de 225 milhões às empresas de água em 25 anos

A dívida poderá estar regularizada em 25 anos. As câmaras municipais de Guarda, Fundão, Vila Real de Santo António devem mais de 20 milhões de euros às empresas de captação e fornecimento de água e de tratamento de esgotos.
Recomendadas

Um ministro das Finanças e um orçamento comum, as receitas de Blanchard para a Zona Euro

O antigo economista-chefe do FMI traçou o caminho para uma política monetária e orçamental mais coordenada para a zona euro. Além da criação de um posto de ministro das Finanças, Olivier Blanchard disse que é essencial agilizar as políticas sobre o défice e sugeriu um orçamento comunitário comum.

Governo estuda emissão de obrigações para empresas industriais

O Governo está a estudar lançar emissões de obrigações agrupadas para vários setores, nomeadamente o industrial, depois de anunciar hoje uma operação destinada a empresas de turismo, de acordo com o ministro Adjunto e da Economia.

“A economia está a arrefecer”, alerta banco central da Alemanha 

O Bundesbank, banco central alemão, considerou esta segunda-feira que a economia da Alemanha está a abrandar após um período de grande prosperidade, mas espera uma estabilização no segundo semestre do ano.
Comentários