O prazo de submissão de candidaturas ao Concurso Estímulo ao Emprego Científico decorre de 15 de dezembro a 29 de janeiro de 2026.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lançou concurso com vista ao financiamento de até 400 contratos de investigadores/as em início de carreira por um período máximo de três anos, num investimento previsto de cerca de 63,5 milhões de euros. As vagas são nas categorias júnior e auxiliar.
De acordo com o Aviso de Abertura da 8.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC), publicado no dia 3 de dezembro, o
prazo de submissão de candidaturas decorre de 15 de dezembro de 2025 a 29 de janeiro de 2026 e a confirmação, por parte das Instituições de Acolhimento, decorre até ao dia 13 de fevereiro de 2026.
As candidaturas devem ser submetidas em língua inglesa na plataforma myFCT.
O concurso individual destina-se a doutorados/as, de qualquer nacionalidade ou apátridas, detentores/as de percurso em qualquer área científica, e que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal.
“As candidaturas serão selecionadas por critérios de excelência, através de um processo de avaliação e classificação realizado por painéis internacionais”, refere nota da FCT enviada à nossa redação.
Nas sete edições do concurso anteriormente realizadas resultaram 2.734 contratos de trabalho para investigadores/as com doutoramento em todas as áreas científicas.