FCT Nova lança a primeira escola de executivos de tecnologia em Portugal

Elvira Fortunato e António Grilo são os coordenadores da Escola. Os cursos serão ministrados em formato presencial e híbrido, no campus da Caparica e no campus de Campolide.

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA apresenta esta quinta-feira, 20 de maio, a primeira Escola de Executivos de Tecnologia no país, criada com o objetivo de facultar um ensino tecnológico desenhado para criar impacto e valor à sociedade.

Inspirada na formação de escolas de referência mundial como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Cranfield, a escola da NOVA terá uma formação sobretudo prática, orientada às necessidades das empresas, com o corpo académico da faculdade e oradores de empresas e instituições nacionais e internacionais.

Os docentes da FCT NOVA Elvira Fortunato e António Grilo integram o elenco de académicos prestigiados que vão coordenar e a lecionar os primeiros cursos.  O curso inaugural é a pós-graduação, já, esgotada, ‘Lean for Operational Excellence’, que terá nova edição em outubro de 2021.

“A sociedade e a economia mundial exigem cada vez mais da tecnologia e da ciência e o desafio criado pelo atual ambiente em rápida mudança implica uma maior agilidade das empresas e dos respetivos líderes”, justifica a Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Partindo deste pressuposto, a nova Escola adota uma abordagem de ensino que “visa aperfeiçoar o pensamento sistêmico reflexivo, crítico e colaborativo”. O objetivo é “criar e moldar os líderes do futuro, através de métodos de ensino inovadores, tendo como base a tecnologia enquanto acelerador para o desenvolvimento económico e social”.

Esta não é uma escola de executivos usual, nasce da faculdade portuguesa líder em investigação aplicada, o que é visível em várias dimensões: concentramos o maior número de centros de investigação, de projetos europeus e o de intervenções em CoLabs (laboratórios colaborativos com a indústria); e de bolsas atribuídas pelo European Research Council, afirma Virgílio Cruz Machado, Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

“O foco na formação na gestão da inovação, da ciência e da tecnologia, complementa as dimensões verticais nos mais variados domínios da interação entre a ciência e a tecnologia. Este é mais um passo que damos no sentido de continuar a contribuir para a formação de excelência ao longo da vida dos líderes de amanhã”, acrescenta.

 

Recomendadas

Ciência à Conversa no Politécnico de Setúbal debate as potencialidades da biorrefinaria

A iniciativa tem como finalidade a divulgação dos novos conhecimentos produzidos no politécnico, num registo informal e acessível a todos.

João Varandas Fernandes, membro do Conselho Científico da UAL: “Queremos criar um centro de investigação em Enfermagem com impacto”

A Cooperativa de Ensino Universitário, que integra a UAL, está a apostar fortíssimo na área da Saúde. O primeiro passo da estratégia foi a aquisição, em novembro, da Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias. O segundo consiste na criação do Centro de Investigação e Desenvolvimento. João Varandas Fernandes, Coordenador da área das Ciências da Saúde, revela ao JEUniversidades a estratégia e o novo posicionamento do Grupo CEU.

FDUL e ISEG lançam Mestrado em Direito e Gestão

Arranca já no próximo ano letivo 2021/2022 e é especialmente destinado a licenciados nas áreas de Direito, Gestão, Economia ou Finanças.
Comentários