FCT Nova lança a primeira escola de executivos de tecnologia em Portugal

Elvira Fortunato e António Grilo são os coordenadores da Escola. Os cursos serão ministrados em formato presencial e híbrido, no campus da Caparica e no campus de Campolide.

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA apresenta esta quinta-feira, 20 de maio, a primeira Escola de Executivos de Tecnologia no país, criada com o objetivo de facultar um ensino tecnológico desenhado para criar impacto e valor à sociedade.

Inspirada na formação de escolas de referência mundial como o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Cranfield, a escola da NOVA terá uma formação sobretudo prática, orientada às necessidades das empresas, com o corpo académico da faculdade e oradores de empresas e instituições nacionais e internacionais.

Os docentes da FCT NOVA Elvira Fortunato e António Grilo integram o elenco de académicos prestigiados que vão coordenar e a lecionar os primeiros cursos.  O curso inaugural é a pós-graduação, já, esgotada, ‘Lean for Operational Excellence’, que terá nova edição em outubro de 2021.

“A sociedade e a economia mundial exigem cada vez mais da tecnologia e da ciência e o desafio criado pelo atual ambiente em rápida mudança implica uma maior agilidade das empresas e dos respetivos líderes”, justifica a Faculdade de Engenharia, Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

Partindo deste pressuposto, a nova Escola adota uma abordagem de ensino que “visa aperfeiçoar o pensamento sistêmico reflexivo, crítico e colaborativo”. O objetivo é “criar e moldar os líderes do futuro, através de métodos de ensino inovadores, tendo como base a tecnologia enquanto acelerador para o desenvolvimento económico e social”.

Esta não é uma escola de executivos usual, nasce da faculdade portuguesa líder em investigação aplicada, o que é visível em várias dimensões: concentramos o maior número de centros de investigação, de projetos europeus e o de intervenções em CoLabs (laboratórios colaborativos com a indústria); e de bolsas atribuídas pelo European Research Council, afirma Virgílio Cruz Machado, Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

“O foco na formação na gestão da inovação, da ciência e da tecnologia, complementa as dimensões verticais nos mais variados domínios da interação entre a ciência e a tecnologia. Este é mais um passo que damos no sentido de continuar a contribuir para a formação de excelência ao longo da vida dos líderes de amanhã”, acrescenta.

 

Recomendadas

Politécnico da Guarda aumenta 30 alunos face a 2020 e esgota cursos de Saúde

Nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde preencheu as 30 vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso.

Faculdade de Direito de Lisboa preenche todas as vagas e sobe média para 16,25

Paula Vaz Freire, diretora da faculdade, considera que o resultado é positivo e consolida a FDUL “como escola de Direito de referência em Portugal, não só pelo ensino, mas também pela investigação nos diversos ramos do Direito”.

Cursos de Medicina e Engenharia dominam ranking das notas de entrada no ensino superior

No conjunto dos 25 cursos com notas mais altas figuram sete cursos de Engenharia e 13 de Medicina, incluindo três de Medicina Dentária e um de Medicina Veterinária. O curso que exigiu a nota de entrada mais alta em 2021/2022 é do Técnico: Engenharia Aeroespacial.
Comentários