O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Quotanda lançaram uma iniciativa pan-europeia para impulsionar acesso de estudantes a financiamento para o ensino de competências digitais e de gestão.
O FEI concedeu uma garantia limitada de 10,2 milhões de euros à Quotanda, que contribuirá para mobilizar mais de 51 milhões de euros em financiamento de estudantes.
Esta garantia faz parte de uma iniciativa destinada a facilitar o acesso ao financiamento a mais de 6.500 estudantes em Espanha, Portugal e Alemanha. Este objetivo será alcançado através de parcerias com seis instituições de ensino: IESE Business School, Esade Business & Law School, Code For All, Hack a Boss, Adalab e Le Wagon.
A garantia do FEI é apoiada pelo InvestEU (PRR).
Em comunicado é revelado que “o FEI está a conceder, através da Quotanda, uma garantia limitada no valor total de 10,2 milhões de euros, que permitirá desbloquear mais de 51 milhões de euros de financiamento a estudantes” e que “esta garantia é apoiada pelo Produto de Garantia da Carteira de Competências e Educação do InvestEU”.
A iniciativa foi anunciada hoje num evento em Madrid por representantes do FEI, da Comissão Europeia, da Quotanda e dos prestadores de serviços educativos.
“Estamos empenhados em promover a requalificação e a melhoria de competências como forma de reforçar a competitividade da Europa”, afirmou Marco Marrone, diretor adjunto de investimento do FEI. “Esta iniciativa visa proporcionar aos estudantes oportunidades para investirem no seu próprio futuro, gerando um impacto duradouro no panorama educativo de Espanha, de Portugal e da Alemanha”, acrescenta.
“Como parte da iniciativa, o FEI está a contribuir para a igualdade de oportunidades, assegurando que os estudantes, independentemente da sua situação financeira, tenham a oportunidade de aceder a uma educação de qualidade e à sua requalificação profissional”, refere a instituição.
“Este é um passo crucial na promoção da diversidade socioeconómica e da inclusão no sector da educação, dotando os estudantes das competências necessárias para prosperarem num mercado de trabalho em rápida evolução”, acrescenta.
O cofundador da Quotanda, Lino Pujol-Soliano, explica que “esta parceria com o FEI e seis instituições de ensino, com resultados comprovados para os estudantes, alinha-se perfeitamente com a nossa missão de democratizar o acesso à educação” e que “ao alargar as opções de financiamento a mais de 6500 estudantes, estamos a derrubar barreiras e a promover oportunidades para os alunos de toda a Europa”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com