Os portugueses têm disponível para as férias este verão um orçamento de 1.333 euros, um valor abaixo da média europeia que é de 2.019 euros, de acordo com o Barómetro Férias da Europ Assistance divulgado esta terça-feira, 4 de junho. O mesmo estudo apontou para que 47% vão fazer férias no país.
A intenção de “ir para fora cá dentro” revelou-se a opção de quase metade portugueses, sobretudo, pelo orçamento disponível para o gozo do verão. Entre os fatores mais relevantes na escolha do destino de férias, 69% dos inquiridos indicou o orçamento como “fator preponderante na escolha do destino”.
Os portugueses identificaram também os riscos para a saúde (57%) e os riscos de ataque terrorista (56%) como critérios que condicionaram a escolha do destino de férias.
“Os inquiridos em Portugal que têm intenções de ir veranear para fora, elegem Espanha como o destino preferencial (25%), seguindo-se França (9%) e Itália (7%)”, lê-se ainda no estudo.
Quando questionados sobre a duração das férias, os portugueses indicaram um tempo de descanso correspondente a 1,7 semanas, sendo que 61% dos inquiridos, em Portugal, planeiam passar férias na praia. “Existe ainda um número significativo que pretende fazer férias numa cidade: 34%, um valor acima da média europeia que fica pelos 25%”, apontou a Europ Assistance.
Esta é a 19.º edição do Barómetro das Férias da Europ Assistance feita pela Ipsos, cuja amostra foi de 16 mil indivíduos, maiores de 18 anos, de 12 países da Europa e da América. Este é o segundo ano que o estudo avaliou as tendências em Portugal. Os inquéritos foram aplicados entre 18 de março e 10 de abril de 2019.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com