A operadora ferroviária francesa SNCF confirmou ter sido alvo de “atos de vandalismo” nas suas linhas de alta velocidade, e que foram provocados incêndios com a intenção de se “provocar danos” nas suas instalações, no dia em que se assinala a abertura oficial dos Jogos Olímpicos, que se realizam em Paris.
“Vários atos maliciosos simultâneos” afetaram as linhas TGV Atlantique, Nord e Est tendo sido ateados “fogos criminosos que danificaram” estruturas das linhas de alta velocidade, explicou o grupo ferroviário em comunicado.
A operadora confirmou que foram atacadas linhas ferroviárias que ligam Paris a outras cidades como por exemplo Lille, Bordeaux e Estrasburgo, sublinhou a “Reuters“.
As equipas da SNCF Réseau “já estão no local para fazer o diagnóstico e iniciar as reparações”, mas advertem que a “situação deverá durar pelo menos todo o fim de semana enquanto decorrem as intervenções.
A empresa aconselha “todos os viajantes a adiarem a viagem e a não se deslocarem à estação”, especificando no seu comunicado que todos os bilhetes podem ser trocados e reembolsados.
Calcula-se que estes ataques à ferrovia francesa possam afetar 800 mil passageiros, diz a “BBC”.
O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, considerou os atos como “criminosos”, enquanto que o ministro do Desporto, Amelie Oudea-Castera, “condenou” os atos efetuados à ferrovia francesa. Já a polícia francesa disse que ia aumentar a segurança nas várias estações, adiantou a Reuters.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com