Os festivais de música são um dos grandes motores das economias locais durante o verão, ao atraírem milhares de festivaleiros, bem como equipas de produção e artistas. O REDUNIQ Insights — relatório da REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos por cartão na sua rede de aceitação — lançou uma edição dedicada ao impacto económico dos principais festivais anuais de verão, com foco no EDP Vilar de Mouros, MEO Kalorama, MEO Marés Vivas, NOS Alive, Primavera Sound, RFM Somnii, Sumol Summer Fest e Vodafone Paredes de Coura. O estudo comparou os dados de faturação de 2024 e de 2025 destes festivais, concluindo que o RFM Somnii, o MEO Marés Vivas e o EDP Vilar de Mouros foram os eventos que mais se destacaram no período estival deste ano.
Na Figueira da Foz, o RFM Somnii liderou o crescimento da faturação, com uma subida de 21,81% face ao festival de 2024, com 90% das transações realizadas por consumidores nacionais. Em Vila Nova de Gaia, o MEO Marés Vivas cresceu 12,94%, com o mercado nacional a representar 85% das transações. Já em Caminha, o EDP Vilar de Mouros registou um aumento de 5,20% das compras, impulsionado sobretudo pelo mercado estrangeiro, que cresceu 28,03%.
Em termos de gasto médio por compra, o EDP Vilar de Mouros destacou-se com um aumento de 33,73% face ao festival de 2024, subindo de 25,36€ para 33,91€. O MEO Marés Vivas registou uma subida de 2,82% (35,57€ para 36,58€) e o RFM Somnii aumentou 1,95% (25,75€ para 26,25€).
Os dados do REDUNIQ Insights mostram ainda que, em todos os festivais analisados, os consumidores estrangeiros gastaram, em média, mais do que os nacionais. O EDP Vilar de Mouros venceu neste indicador, com um valor de 56,40€, seguindo-se o MEO Marés Vivas (48,64€) e o RFM Somnii (34,12€). Já o gasto médio nacional cresceu nos três festivais, situando-se entre os 25€ e os 33€, consoante o evento.
O gasto médio por cartão também aumentou, com destaque para o EDP Vilar de Mouros, que registou uma subida de 24,40%, atingindo os 45,14€. Seguiram-se o MEO Marés Vivas (53,41€, +3,63%) e o RFM Somnii (38,37€, +1,72%).
O EDP Vilar de Mouros destacou-se como o festival com maior crescimento, tanto no mercado nacional como internacional, com o gasto médio por cartão dos festivaleiros nacionais a subir de 34,60€ para 39,45€ e os estrangeiros a registarem um aumento de 42,84€ para 69,10€.
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