[weglot_switcher]

Festival de Observação de Aves levanta voo em Sagres

O “maior evento de natureza do país” decorre de 1 a 5 de outubro e propõe mais de 150 atividades. A cegonha-preta é a cabeça de cartaz da 12ª edição do Birdwatching Sagres. As inscrições já abriram.
  • ©Birdwatching Sagres
15 Agosto 2021, 11h30

Alguém poderá questionar o porquê de se falar agora num evento que só vai ter lugar no início de outubro. Altura em que milhares de aves sobrevoam o Algarve, a caminho dos seus territórios em África, “proporcionando um espetáculo digno de um festival”. Usamos as palavras do município de Vila do Bispo para introduzir a 12ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, que, uma vez mais, vai transformar Sagres “no maior evento de natureza e das aves em Portugal”.

De 1 a 5 de outubro tem todas as desculpas do mundo para olhar para o céu. Para assistir a esse espetáculo que é a mudança de estação e ao rol incrível de visitantes alados que chegam à região. O festival tem lugar “na melhor altura do ano para avistar um pouco de tudo: no ar, no mar e em terra. Esta é das alturas em que há maior variedade de aves de rapina a pairar pela região, ao mesmo tempo que ao largo ainda se veem muitas das aves marinhas que por aqui passam, enquanto em terra se avistam os pequenos migradores que vêm passar o inverno ao Algarve”, lê-se no site.

O Algarve é mais do que praia

A 12ª edição do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza propõe cinco dias de atividades que vão desde sessões de observação de aves em terra e no mar, ou sessões de anilhagem, visitas guiadas, palestras, passeios de barco e minicursos temáticos. E há ainda outras sugestões como caminhadas, cursos de fotografia, visitas guiadas históricas ou observação de golfinhos. Os mais pequenos não são esquecidos e além das atividades ligadas ao universo das aves, que aqui são rainhas, também poderão ser biólogos por um dia.

Um prémio a assinalar

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem.

E se até qui o festival tem sido sinónimo de prémios, este ano, o Município de Vila de Bispo foi reconhecido como “Autarquia do Ano 2020-2021”, na categoria Turismo, subcategoria Turismo Ecológico e de Aventura, pelas boas práticas, estratégia, diferenciação e inovação do festival.

Se em outubro der por si a pensar que todos os caminhos vão dar a Sagres, será certamente por uma boa causa: assistir à ‘odisseia das aves’.

O programa já se encontra disponível e as inscrições online estão abertas para todos os interessados. Também pode seguir o festival nas redes sociais Facebook e Instagram.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.