[weglot_switcher]

Festival Imago: celebrar a fotografia

Dezena e meia de espaços acolhem a 3ª edição do festival IMAGO LISBOA, um evento que pretende dar a conhecer artistas consagrados e emergentes na área da fotografia.
  • “Family Album”, Susanna Kekkonen
16 Outubro 2021, 15h00

Os diferentes territórios da fotografia contemporânea vão a jogo no festival IMAGO LISBOA, estimulando reflexões em torno de questões pertinentes para a sociedade atual. Daí que temas tão prementes como liberdade, igualdade, equidade, diversidade e inclusão sejam abordados nas duas principais temáticas que servem de eixo à presente mostra: “The Family in Transition”e “Rethinking Nature/Rethinking Landscape”.

O dicionário da Porto Editora define família como o “conjunto de pessoas com relação de parentesco que vivem juntas; agregado familiar”, mas também como “grupo de pessoas com origem, ocupação, ou outra característica em comum. Num tempo em que a família está em transição para modelos plurais e novas configurações familiares, as leituras expostas nas Carpintarias de São Lázaro ilustram precisamente esta evolução da sociedade.

O dinamarquês Joakim Eskildsen (Copenhaga, 1971) expõe pela primeira vez em Portugal e encontra-se na fusão de ambas as temáticas. A exposição é composta por três séries – “Home works”, “Cornwall” e “Cuban Studies”, onde faz jus à sua faceta de observador sociopolítico. A série “Cuban Studies”, por exemplo, é o resultado de várias viagens, logo após as reformas económicas introduzidas no país. “Foi uma época de otimismo e incertezas, e grandes esperanças para o futuro”, explica Eskildsen.  Para ver no MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea até 02 de janeiro.

No espaço IMAGO Garage, poderá ver o resultado da open call internacional que os festivais de fotografia de Viena (FOTO WIEN), Luxemburgo (Mois Européen de la Photographie Luxemburgo) e Lisboa (IMAGO LISBOA) lançaram sobre o tema “Rethinking Nature”. Das 168 participações de 74 países, foram selecionados 110 artistas e foi produzida uma apresentação de slides com imagens que evidenciam a importância da fotografia em relação ao tema Homem e Natureza. Para explorar até dia 30 de outubro.

A exposição “We are Family”, patente na Sociedade Nacional de Belas Artes até 21 de outubro, tem curadoria de Pablo Berástegui e reúne obras de Luis Cobelo, Kovi Konowiecki, Bharat Sikka, Elena Anosova, Andrea Gjestvang, Lionel Jusseret e Juan Valbuena. Vai beber inspiração à mítica exposição “The Family of Man”, organizada pelo MoMA em 1955, e resulta de uma colaboração com o projeto Salut au Monde.

A presença portuguesa está a cargo de Pauliana Valente Pimentel cuja obra Ask the Kids, retrata uma franja de jovens portuenses. Desde 2012 que a fotógrafa apontou o seu olhar aos jovens, tendo vindo desde então a documentar uma nova geração, a sua forma de estar e ver o mundo. Até 29 de outubro no Espaço Camões Sá da Costa.

O IMAGO LISBOA promove iniciativas paralelas, como workshops, conferência, projeções de cinema e ateliês, e decorre simultaneamente em vários locais: MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea; Carpintarias de São Lázaro; SNBA; IMAGO Garage; Galeria de Santa Maria Maior; IPCI; Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico; Museu da Água; Museu do Aljube; Galeria IMAGO LISBOA; Atelier de Lisboa; A Homem Mau; Galeria Belo-Galsterer; Módulo – Centro Difusor de Arte; Galeria das Salgadeiras e Pequena Galeria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.