[weglot_switcher]

Fiji alertam para crise climática após dois ciclones num mês

O serviço meteorológico das ilhas alertou para rajadas de vento na ordem dos 130 quilómetros por hora, chuvas fortes, inundações nas zonas costeiras e inundações repentinas nas áreas baixas. 
18 Janeiro 2020, 12h10

Em apenas três semanas, as ilhas Fiji foram afetadas por dois ciclones. Agora, o governo das ilhas pediu uma forte ação contra a crise climática, de acordo com o jornal britânico “The Guardian”. As Fiji abriram centros de evacuação, fecharam escolas e pediram às empresas para encerrarem a atividade mais cedo devido ao ciclone Tino que vai atingir Vanua Levu, a segunda maior ilha.

O serviço meteorológico das ilhas alertou para rajadas de vento na ordem dos 130 quilómetros por hora, chuvas fortes, inundações nas zonas costeiras e inundações repentinas nas áreas baixas.

O primeiro-ministro das Fiji, Frank Bainimarama, apontou a necessidade de ações urgentes para combater as alterações climáticas, uma vez que os impactos têm sido sentidos em toda a região das Fiji, através dos ciclones, e nos incêndios da Austrália.

Também os turistas se estão a refugir após o alerta das atividades. Assim, quem se encontrava nos resorts junto às costas começou a fugir para a cidade, onde estão mais refugiados. Muitos deles quando souberam da passagem da tempestade para ciclone começaram a fugir para a cidade de forma a dirigirem-se para o aeroporto, mas os voos regionais e os barcos foram cancelados devido aos ventos e à forte agitação marítima.

O primeiro ciclone que atingiu as Fiji, “Sarai”, deixou dois mortos e mais de 2.500 desalojados. O Sarai deixou um rasto de destruição pelas ilhas, danificando habitações, plantações e árvores e cortando o fornecimento de eletricidade em algumas ilhas. Embora as ilhas estejam, neste momento, no solstício de verão, esta é também a altura em que os ciclones mais ‘atacam’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.