A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal organiza mais uma vez a presença da fileira Casa na Paris Design Week, desta vez com viagem assegurada pela participação de perto de 60 empresas dos vários sectores da fileira “numa exposição de dezenas de produtos que promovem o talento, o design e a inovação, em perfeita conjugação com a tradição e o saber-fazer portugueses”, refere a agência.
A curadoria da exposição é da responsabilidade da Designer de Interiores Margarida Moura Simão, “que tem desenvolvido a sua atividade profissional entre Portugal e França, onde trabalha desde 2007. Pela sua localização privilegiada no circuito da Paris Design Week (PDW) e espaço interior (350m2), a AICEP volta a apostar na Galerie Joseph, que se encontra no centro de um dos percursos culturais e exclusivos do Marais”.
Neste espaço, que estará aberto ao público durante os 10 dias do evento, “o visitante poderá surpreender-se e apreciar diversas peças e conceitos, viajando por um ambiente onde estará em evidência uma oferta portuguesa suportada no talento, na arte do saber fazer, no design e na inovação, destacando a notoriedade de Portugal como um fornecedor de excelência”.
Esta é a segunda vez que a AICEP realiza esta ação de promoção sectorial em Paris. Em 2022, a exposição Metamorfose atraiu cerca de dois mil visitantes, dos quais 70% profissionais (designers, arquitetos, decoradores e compradores), 15% meios de comunicação social generalistas e especializados e 15% grande público. Cerca de 70% dos visitantes foram franceses e os restantes 30% estrangeiros.
A fileira Casa portuguesa “é reconhecida pela tradição na arte de saber-fazer, qualidade e customização. Integra os setores do Mobiliário, Iluminação, Têxteis-lar e Utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, vidros e cristais) e é valorizada pela sua capacidade de inovar, de criar tendências e, acima de tudo, pela confiança que o seu património inspira no mercado internacional. Destacam-se igualmente a elevada eficiência operativa e a capacidade de produzir rapidamente pequenas séries como vantagens competitivas da fileira”.
O mercado francês é o principal destino das exportações portuguesas da fileira Casa. Em 2023, a França foi responsável por 26,8% das exportações da fileira Casa, seguida de Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido. A fileira conta com cerca de 7.200 empresas e emprega perto de 65 mil colaboradores. O volume de negócios da fileira foi de 4.423 milhões de euros em 2023, tendo a exportação ascendido a 2.859 milhões de euros. O mobiliário representa mais de 5% do total exportado, seguido dos têxteis-lar, as utilidades domésticas e as cerâmicas decorativa e utilitária.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com