[weglot_switcher]

Filho mais velho do fundador do Walmart é o 11.º mais rico do mundo

O empresário é um dos filhos de Sam Walton, fundador da cadeia de retalho norte-americana Walmart. Juntamente com os seus irmãos, Alice e Jim, detém 45% da empresa familiar.
5 Agosto 2025, 07h00

Rob Wolton é o 11.º mais rico do mundo, segundo o ranking dos bilionários mundiais da Forbes Internacional. De acordo com a revista o empresário norte-americano tem uma fortuna avaliada em 95,8 mil milhões de euros.

O empresário é um dos filhos de Sam Walton, fundador da cadeia de retalho norte-americana Walmart. Juntamente com os seus irmãos, Alice e Jim, detém 45% da empresa familiar.

Como filho mais velho de Sam Walton, Rob assumiu funções de chairman na Walmart após a morte do seu pai, em 1992, tendo deixado o cargo em 2015, e saído da administração da empresa em junho do ano passado.

Licenciado em Direito pela Universidade de Columbia, Rob entrou para a empresa em 1969, onde teve vários cargos, desde conselheiro-geral a vice-presidente. Rob ajudou também a empresa a preparar-se para a sua primeira Oferta Pública Inicial, em 1970.

Antes de entrar para a empresa, Rob foi sócio de um escritório de advogados em Tulsa, Oklahoma.

A história do Walmart remonta a 1950, quando Sam Walton abriu a sua primeira loja, Walton’s 5&10, em Bentonville, no Arkansas.

O sucesso da sua primeira loja levou-o a aumentar a parada e, em 1962, abriu o primeiro Walmart, que se destacou pela sua estratégia de “preços baixos todos os dias”.

O sucesso deste supermercado foi grande, pois, em 1967, a família já tinha 24 lojas, que faturavam cerca de 12,7 milhões de dólares. No início dos anos 70, a empresa passou a ser uma empresa de capital aberto, tendo a sua primeira ação sido vendida por 16,50 dólares.

No final do ano, a cadeia de supermercados expandiu o negócio e abriu a primeira farmácia, e foi também criada a fundação Walmart.

É nos anos 80 que a empresa atinge o marco dos mil milhões de dólares anuais em vendas e chega às 276 lojas. Já em 1991, o grupo expande-se internacionalmente e abre o primeiro Sam’s Club na Cidade do México.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.