[weglot_switcher]

“Finanças públicas não aguentam” segunda vaga de Covid-19 em Portugal

Apesar do ligeiro aumento de casos ativos em Portugal não configurar, para já, uma segunda vaga da doença, a possibilidade de novo confinamento seria desastrosa para a economia nacional, alertam especialistas ouvidos pelo Jornal Económico.
14 Agosto 2020, 12h00

“Não temos capacidade para voltar a confinar e ter uma quebra de 16,5% do PIB num mês ou num trimestre.” O aviso surge depois de um novo aumento no número de infeções confirmadas por Covid-19 em Portugal, numa altura em que o país não regista menos de 100 casos novos há mais de três meses.

João Duque, economista e professor catedrático no ISEG, mostra-se preocupado com a eventualidade de um novo confinamento e o rombo que tal causaria nas finanças públicas portuguesas, não compreendendo a falta de estratégia do governo para a saúde e para a economia nacionais.

A possibilidade de uma segunda vaga de Covid-19 tem vindo a ser levantada e, com o ressurgimento de vários surtos e o aumento dos novos casos confirmados nas últimas semanas em regiões da Europa, tal hipótese ameaça confirmar-se nalguns países.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.