Maria de Belém Roseira, antiga ministra da Saúde, acusou esta terça-feira o Ministério das Finanças de ser “garrote” no que diz respeito à saúde em Portugal, no âmbito da conferência “O Futuro das Neurociências”, organizada pelo JE e Biogen Portugal e que está a lugar no CCB.
O JE e a Biogen Portugal promovem esta terça-feira, 9 de maio, em Lisboa, a conferência “O Futuro das Neurociências”, uma iniciativa que tem lugar no Centro Cultural de Belém e que visa debater os desafios e oportunidades associados à saúde do cérebro em Portugal.
No painel subordinado ao futuro das neurociências, em que foram abordadas também as maiores dificuldades à investigação da saúde em Portugal, a antiga ministra da Saúde apontou uma das grandes barreiras: “Finanças são garrote no que diz respeito à saúde em Portugal e defendo que esta entidade da tutela deve ser convidada para este tipo de eventos”.
Maria de Belém Roseira, que foi ministra da Saúde entre 1995 e 1999, considerou ainda que “faltam cadernos reivindicativos para o desenvolvimento da investigação em saúde em Portugal”. A jurista, que concorreu também à Presidência da República, considerou ainda que “a investigação em ciência é boa para a economia e isso devia ser óbvio para todos”.
Ainda sobre os constrangimentos relativamente à burocracia que dificulta à realização dos ensaios clínicos em Portugal, Rita Lau Gomes, diretora médica da Biogen Portugal, revelou que Portugal é o país em que os tempos de aprovação para a realização deste estudos são os maiores a nível europeu. “Portugal é o país em que os tempos de aprovação de ensaios clínicos é o maior da Europa. Quando competimos com outros países, acaba por ser difícil argumentar para trazer alguns ensaios clínicos para Portugal”, explicou esta especialista.
“Como não há tempo dedicado à investigação e há prioridades que surgem a seguir, isso acaba por ser constrangedor para nós enquanto empresa de agarrar novos ensaios”, realçou Rita Lau Gomes.
Atualizada às 11h42
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com